sexta-feira, 4 de outubro de 2019

As aflições dos piedosos


Resultado de imagem para sofrimento da vida do cristão

 














Nos últimos anos, nos esforçamos para ajudar alguns dos filhos não estabelecidos de Deus dedicando um artigo anualmente (sob este título) ao fim específico de resolver sua incerteza. Para que eles possam reconhecer seu retrato espiritual , procuramos descrever uma ou outra daquelas características do regenerado que o Espírito Santo desenhou nas Escrituras. Longe de desprezar aqueles que estão profundamente exercitados quanto ao seu estado real, recusando-se a "se beneficiar da dúvida", admiramos sua cautela.
Deus exortou Seu povo a "garantir sua vocação e eleição" (2 Pedro 1:10), e uma das maneiras pelas quais podemos começar a fazê-lo é comparar em espírito de oração e humildade nossos corações e vidas - com essas marcas de graça, ou frutos do Espírito, que são delineados na Bíblia. A Palavra de Deus é comparada a um "espelho" no qual podemos contemplar a nós mesmos (Tiago 1: 23-24) e perceber o que somos por natureza - e o que fomos feitos pela graça. Que cada um de nós tenha olhos para se ver como o Espelho divino nos representa.
"Antes de ser afligido, eu me perdi - mas agora guardei sua palavra."
"É bom para mim ter sido afligido; para aprender seus estatutos."
"Eu sei, ó Senhor, que seus juízos são corretos e que você, fielmente, me afligiu." (Salmo 119: 67, 71, 75).
Ligamos esses três versículos porque eles tratam do mesmo assunto, a saber, a atitude do coração de alguém que foi afligido por Deus . Cada um deles respira a linguagem de uma alma graciosa , e não a de um homem natural . Cada um deles reconhece os efeitos benéficos das provações santificadas. Cada um deles evidencia um coração humilde, pois, longe de murmurar as dispensações de Deus - por mais desagradáveis ​​que sejam para a carne e o sangue -, há um reconhecimento agradecido de seu desígnio benevolente . Cada um deles é uma confissão feita não enquanto se dobra sob a vara - mas depois de ter feito o trabalho designado.
Se nossos leitores puderem, com sinceridade, tornar essa linguagem própria, eles terão boas razões para concluir que estão vinculados ao mesmo "pacote de vida" (1Sa 25:29) que Davi.
 
"Antes de ser afligido, eu me perdi - mas agora guardei sua palavra." Esta é a expressão de umcoração honesto , pois possui livremente que, antes da aflição, ele "se perdera". Como a "carne" ainda permanece no coração do cristão, ele é muito propenso a se afastar de Deus; sim, a menos que seja diligente em observar e orar contra a tentação e mortificar diariamente suas concupiscências - ele certamente o fará. Essa tendência do mal é muito estimulada pelo sucesso temporal, pois então estamos muito mais aptos a saciar a carne - do que negar isto. "Mas Jeshurun ​​encerou gordura e chutou: você é gordura encerada, cresceu e ficou coberto de gordura; então ele abandonou a Deus" (Deu 32:15). "Falei com você em sua prosperidade; mas você disse que não ouvirei" (Jeremias 22:21). Com esse retrocesso, derrubamos sobre nós a vara de Deus - para coibir mais excessos de carnalidade e nos levar de volta aos caminhos da justiça. Deus freqüentemente envia um verme para ferir a cabaça do conforto de nossa criatura (Jonas 4: 7); e prosperidade é seguida por adversidade ; mas se essa aflição é abençoada para nós - então mantemos a Palavra como não o fizemos anteriormente (Lucas 2:19).
 
"É bom para mim ter sido afligido; para aprender seus estatutos." Esta é a respiração de umcoração agradecido . Muito diferente é o sentimento do homem natural. As escrituras declaram: "Eis que feliz é o homem a quem Deus corrige" (Jó 5:17) - mas o mundo imagina que feliz é aquele que está isento de provações e angústias. Com o que você concorda, meu leitor? Contudo, uma coisa é dar um consentimento geral à declaração inspirada: "Bem-aventurado o homem a quem você castiga, ó Senhor, e ensina de acordo com a sua lei" (Salmo 94:12) - mas é outra coisa diferente aprender com a experiência. , os benefícios da aflição. Ser humildemente reconciliado com nossas tribulações é uma grande misericórdia - mas ter uma prova pessoal de que, embora o medicamento seja desagradável, seus efeitos são benéficos , é ainda melhor.
Esse é o resultado daqueles que são "exercitados" sob a mão castigadora de seu Pai (Hebreus 12:11). "Os filisteus não conseguiam entender o enigma de Sansão - como 'do comedor veio algo para comer - e do forte veio algo doce' (Juízes 14:14). Tão pouco o mundo pode compreender a fecundidade das provações do cristão: como seu gracioso Senhor adoça as águas 'amargas' de Mara (Êx 15:23) "- Charles Bridges (1794-1869).
"É bom para mim ter sido afligido" (Salmo 119: 71). Deus tem muitas maneiras de afligir. No contexto, Davi menciona aqueles que o opuseram e o criticaram. Na época - ele pode ter sentido muito - mas depois - ele percebeu que era uma piedade. É bom para nós - quando temos razões sólidas para fazer esse reconhecimento.
Qual é o nosso chefe "bom"? Não é o gozo de Deus? Então, quão agradecidos devemos ser por qualquer coisa que nos aproxime dele! "Senhor, na angústia eles te visitaram, eles fizeram uma oração quando o castigo estava sobre eles" (Isaías 26:16). Deus é então procurado com mais fervor e persistência. Quando decididas , nossas devoções tendem a se tornar formais e mecânicas - mas quando nosso ninho é perturbado, "fazemos uma oração" ou um "discurso secreto" (margem) - são os gemidos do coração. Aflições santificadas:
afastam-nos da criatura,
tornam a consciência mais terna,
exercitam nossas graças,

Se pudermos descobrir esses efeitos benéficos, não devemos exclamar: "É bom para mim que eu tenha sofrido!"
"Eu sei, ó Senhor, que seus juízos são corretos e que você, fielmente, me afligiu." Esta é a linguagem do discernimento . "Julgamentos" aqui não se referem (como frequentemente nos Salmos) às leis eqüitativas de Deus - mas às Suas relações governamentais - na punição dos iníquos - ou na correção de Seu povo. Davi também não estava falando do conhecimento da razão carnal - mas daquilo que a fé e uma experiência espiritual fornecem. Ele se condenou, reconhecendo que sua desobediência pedira a vara .
Quando o professor vazio está gravemente aflito, ele diz: "O que eu fiz para merecer isso?" Outros menos rebeldes - mas igualmente hipócritas, perguntam: "Por que devo ser apontado como um sinal de adversidade?" Muito diferentes são os sentimentos dos piedosos: eles reivindicam o Senhor. Longe de se considerarem tratados injustamente, ou mesmo severamente, eles exoneram a mão que os fere .
Os iníquos não reconhecem Aquele que está lidando com eles, procurando nada além de causas secundárias ou instrumentos humanos . Mas os olhos da fé contemplam Aquele que é invisível: não apenas como provedor e consolador - mas também como castigador e aflitivo ; e isso, não apenas no amor - mas na justiça: "Seus julgamentos são corretos".
"Você com fidelidade me afligiu." Numerosos sermões foram pregados sobre a fidelidade de Deus e muitas peças escritas sobre essa perfeição divina, mas poucas preservaram o equilíbrio. É preciso mostrar que Deus não é apenas fiel à Sua Palavra ao cumprir Suas promessas - mas também ao cumprir Suas ameaças ; fiéis não apenas em prover Seu povo - mas também em lidar com suas loucuras . Frequentemente ouvimos falar da fidelidade à aliança de Deus - mas nem sempre somos lembrados de que o castigoé um dos artigos em Sua aliança. "Se os filhos dele abandonarem a minha lei, e não andarem nos meus juízos ... Então visitarei a sua transgressão com a vara, e a sua iniqüidade com açoites ... O meu pacto não quebrarei, nem alterarei o que se foi. dos meus lábios "(Salmo 89: 30-34).
"Nosso Pai não é Eli - Ele não permitirá que Seus filhos pecem sem repreensão" - Charles H. Spurgeon (1834-1892).
Portanto, é seu dever possuir a integridade dEle, enquanto persevera em sua disciplina fiel . Foi o que Davi fez aqui: ele reconheceu que Deus estava cumprindo o compromisso de sua aliança, e fez essa promessa não de mau humor - mas felizmente; sim, ele fez isso com adoração, pois sabia que Deus também tinha seu bem-estar em vista.
Agora, meu leitor, meça pelo que foi apontado acima. Você diz: "Sofrerei a indignação do Senhor, porque pequei contra ele" (Mq 7: 9)? Você aprendeu por experiência que a aflição é feita uma escola para o povo de Deus , na qual eles aprendem muitas lições valiosas - sobre si mesmos e sobre Deus, e sobre seus deveres e privilégios? Você já descobriu por conhecimento em primeira mão que o castigo é um remédio benéfico para subjugar o orgulho, a purgação da carnalidade e curar desvios? A vara o recuperou de suas andanças? Você pode dizer de coração: "É bompor mim que fui afligido; para que eu possa aprender [experimentalmente] seus estatutos "(Salmo 119: 71)? Você possui livremente que os tratos providenciais de Deus com você - Seus" julgamentos "- estão certos: isto é, justos e equitativos? Sim, você sente que Deus lidou com muito mais clareza do que as suas "iniqüidades merecem" (Esdras 9:13)? Você acha que Deus é fiel, não apenas em si mesmo - mas em feri- lo? Então você tem fundamento bíblico para concluir que um milagre da graça foi forjado em sua alma.

Arthur Pink
março de 1948


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORONEL JOÃO DOURADO (1854-1927)

Alderi Souza de Matos João da Silva Dourado nasceu em Caetité, sul da Bahia, no dia 7 de janeiro de 1854. Era filho de João José da Silva Do...