sexta-feira, 4 de outubro de 2019

O Olho da Fé


Resultado de imagem para sofrimento da vida do cristão

 

















"Ouvi falar de ti pela audição do ouvido - mas agora meus olhos te vêem !" Jó 42: 5

O que Jó quis dizer com essa expressão? Obviamente, suas palavras não devem ser entendidas literalmente. Não, empregando uma figura comum do discurso, ele quis dizer que as névoas da incredulidade (ocasionadas pela justiça própria) haviam sido dissipadas, e a fé percebia o ser de Deus como uma realidade gloriosa e viva. ("Meus olhos estão sempre voltados para o Senhor" Salmo 25:15), pelo que significa que sua fé estava constantemente em exercício. De Moisés, diz-se que "ele perseverou em ver aquele que é invisível" (Hebreus 11:27); isto é, seu coração foi sustentado pela fé sendo ocupada com o poderoso Deus.
A fé é frequentemente representada nas Escrituras sob a metáfora da visão corporal . Nosso Senhor disse sobre o grande patriarca: "Abraão, seu pai, se alegrou ao ver o meu dia - e ele o viu e se alegrou" (João 8:56), o que significa que sua fé aguardava o dia da humilhação e exaltação de Cristo. Paulo foi comissionado aos gentios para "abrir os olhos , para transformá-los das trevas em luz e do poder de Satanás em Deus" (At 26:18); ou, em outras palavras, ser o instrumento divino de sua conversão através da pregação a eles da Palavra de Fé. Para alguns de seus filhos errantes, ele escreveu: "Ó tolo Gálatas, que te enfeitiçou, para que você não obedeça a verdade, diante de quemolhos que Jesus Cristo foi claramente exposto, como crucificado entre vós "(Gálatas 3: 1).
Agora, o que desejamos destacar neste artigo é que, quando as Escrituras falam de fé sob a noção de visão corporal, seus escritores estavam fazendo algo mais do que se valer de uma figura de linguagem pertinente e adequada. O Autor das Escrituras é Aquele que formou o olho pela primeira vez, aquele órgão maravilhoso da visão e sem sombra de dúvida Ele o formou de modo a surpreendentemente adumbrar no visível o que agora desempenha um papel tão proeminente nas relações do cristão com o invisível . Tudo no mundo material reflete uma grande realidade no reino espiritual, como deveríamos perceber se tivéssemos apenas sabedoria suficiente para discernir o fato. Um amplo campo é aberto aqui para observação e meditação, mas agora nos limitaremos a um único exemplo, a saber, oolho do corpo - como simboliza a fé do coração .
1. O olho é um órgão passivo . O olho não emite uma luz por si mesmo, nem dá nada aos objetos que contempla. O que o olho pode se comunicar com o sol, a lua e as estrelas quando olha para eles! Não, o olho apenas recebe a impressão ou imagem deles na mente, sem acrescentar nada a eles.
O mesmo acontece com a fé - nada  a Deus, nem ao que vê na Palavra de Sua graça. Simplesmente os recebe ou os leva ao coração quando eles são apresentados à visão da alma à luz da revelação Divina. O que os israelitas mordidos comunicaram à serpente de bronze quando a olharam e foram curados? Tão pouco que nós adicionar a Cristo, quando nós "olhar" a Ele e são salvos (Isaías 45:22).
2. O olho é um órgão diretor . O homem que tem a luz do dia e os olhos abertos - pode ver o caminho e não é tão provável que tropeça em valas ou caia em um precipício como um cego ou que anda à noite.
Assim é com fé: "O caminho dos ímpios é como a escuridão, eles não sabem com o que tropeçam", mas "o caminho dos justos é como a luz brilhante, que brilha cada vez mais até o dia perfeito" (Provérbios 4:19, 18). Dos cristãos, diz-se que "andamos pela fé, não pela vista" (2 Coríntios 5: 7). Ao "olhar para Jesus" (a fé vê o nosso exemplo), estamos habilitados a correr a corrida que está diante de nós.
3. O olho é um órgão muito rápido , absorvendo as coisas a uma grande distância. Dentro de uma fração de momento, posso desviar meu olhar das coisas caídas no chão e focalizá-lo nas montanhas que estão a muitos quilômetros de distância; mais ainda, posso desviar o olhar das coisas da terra e subir entre as estrelas, e em um momento ver toda a extensão dos céus! Que maravilha é essa!
Igualmente maravilhoso é o poder da fé. É de fato uma graça míope, ocupando as coisas a grande distância, como fez a fé dos patriarcas, que viram as coisas prometidas "de longe" (Hebreus 11:13). Da mesma forma, em um momento a fé pode olhar para trás para um passado eterno - e ver as fontes eternas de eleger o amor, ativas em seu nome antes que os fundamentos da terra fossem lançados. E então, no mesmo fôlego, pode se voltar para uma eternidade ainda por vir, e ter uma visão das glórias ocultas do mundo celestial!
4. O olho, apesar de pequeno, é um órgão muito amplo . O homem que está de olhos abertos pode ver tudo o que vem com o alcance de sua visão. Ele pode olhar em volta e ver as coisas por trás, avançar e ver as coisas adiante, descendo sobre as águas em um poço ou um riacho no fundo de uma ravina profunda, para cima e contemplando corpos celestes nos céus distantes.
O mesmo acontece com a fé - ela se estende a tudo o que está dentro da vasta bússola da Palavra de Deus. É preciso conhecimento das coisas no passado distante, também apreende coisas que ainda estão por vir; olha para o inferno e penetra no céu . É capaz de discernir a vaidade do mundo ao nosso redor.
É verdade que pode haver uma fé genuína, que absorve pouco da luz da revelação divina a princípio. No entanto, aqui novamente os fatos terrestres sombreiam com precisão essa verdade espiritual. O olho de uma criança absorve a luz e percebe objetos externos - mas com uma grande dose de fraqueza e confusão, até que à medida que cresce, sua visão se estende cada vez mais. O mesmo acontece com os olhos da fé. A princípio, a luz do conhecimento espiritual é apenas fraca - o bebê em Cristo é incapaz de ver de longe. Mas, à medida que a fé se aprofunda cada vez mais nos mistérios divinos, até que ela chegue a ser absorvida pela visão aberta (João 17:24).
5. O olho é uma faculdade muito segura Dos cinco sentidos corporais, este é o mais convincente. Do que temos mais certeza do que aquilo que vemos com nossos olhos! Alguns tolos podem tentar se convencer de que a matéria é uma ilusão mental - mas ninguém em sã consciência irá acreditar neles. Se um homem vê o sol brilhando nos céus, ele sabe que é dia.
Do mesmo modo, a fé é uma graça que carrega em sua própria natureza uma grande dose de certeza: "Agora, a fé é ter certeza do que esperamos e certo do que não vemos" (Hebreus 11: 1).
Os céticos podem negar a inspiração divina das Escrituras - mas quando os olhos da fé contemplam suas belezas sobrenaturais, a questão é resolvida de uma vez por todas. Outros podem considerar Jesus um mito piedoso - mas, uma vez que o santo realmente tenha visto o Cordeiro de Deus , pode dizer "Eu sei que meu Redentor vive".
6. O olho é um órgão que impressiona . O que vemos deixa uma impressão em nossas mentes. É por isso que precisamos orar com frequência: "Afaste os olhos de contemplar a vaidade" (Salmo 119: 37). É por isso que o profeta declarou: "O que vejo traz tristeza à minha alma" (Lamentações 3:51). Se um homem olha firmemente para o sol por alguns instantes, uma impressão do sol é deixada em seus olhos, mesmo que ele desvie os olhos dele ou os feche.
Do mesmo modo, a verdadeira fé deixa no coração uma impressão do Sol de justiça: "Aqueles que olham para Ele radiam de alegria" (Salmo 34: 5).
Ainda mais definitivo é 2 Coríntios 3:18: "Mas todos nós, com o rosto aberto vendo como num copo a glória do Senhor, somos transformados na mesma imagem de glória em glória, como pelo Espírito do Senhor". Como o poderoso poder de Cristo, nos próximos dias, transformará os corpos de Seu povo da mortalidade para a vida, e da desonra para a glória - o mesmo também faz agora com que o Espírito Santo exerça um poder de transformação moral sobre o caráter daqueles que são Seus. , e que ao colocar a fé em exercício, cuja atividade conforma cada vez mais a alma à imagem do Filho de Deus.
7. O olho é um órgão maravilhoso . Aqueles que são competentes para expressar uma opinião afirmam que o olho é o mais maravilhoso e notável de qualquer parte do corpo humano. Há muita sabedoria e poder do Criador a serem descobertos na formação e operação do olho!
Assim, a fé é uma graça que é maravilhosa e maravilhosamente forjada na alma. Há mais da sabedoria e poder do Divino Obreiro descoberto na formação da graça da fé - do que em qualquer outra parte da nova criatura. Assim, lemos sobre a "obra da fé com poder" (2 Tessalonicenses 1:11). Sim, que o mesmo poder excessivamente grande e poderoso que foi posto por Deus na ressurreição de Cristo dentre os mortos - é exercido sobre e dentro daqueles que crêem! (Efésios 1:19).
8. O olho é uma coisa muito delicada - logo é machucado e facilmente danificado. Um pequeno grão de poeira causará dor e fará com que chore. É muito impressionante notar que esse é o caminho para a recuperação - ela libera a poeira que entra nela.
Assim, a fé é uma graça mais delicada , prosperando melhor em uma consciência pura. Por isso, o apóstolo fala de "manter o mistério da fé em pura consciência" (1 Timóteo 3: 9). Os atos vivos da fé logo são prejudicados pelo pó do pecado ou pelas vaidades do mundo que entram no coração onde estão assentados. E onde quer que esteja a verdadeira fé - se é ferida pelo pecado - ela se exala de uma maneira de tristeza divina.

de Arthur Pink

NB: Para a maioria dos itens acima, somos gratos a um sermão pregado por Ebenezer Erskine em 1740.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORONEL JOÃO DOURADO (1854-1927)

Alderi Souza de Matos João da Silva Dourado nasceu em Caetité, sul da Bahia, no dia 7 de janeiro de 1854. Era filho de João José da Silva Do...