quinta-feira, 14 de março de 2019

A SANTIDADE DE DEUS- ISAÍAS 6



Se alguém chamar você de "santo", você irá considerar como um elogio? Eu acredito que vai depender de duas coisas. Primeiramente, vai depender se a palavra "santo" vem anexada à outra palavra, como "santinho". Neste caso, o termo teria uma conotação negativa. Em segundo lugar, vai depender da definição de santidade da pessoa. Na mente de muitos, "santo" significa sem pecados, perfeito, puro. Mas se você for chamado de santo no sentido bíblico do termo, será um grande elogio... 

De todos os atributos de Deus, a santidade é o que parece tomar o centro do palco.  Na língua hebraica repetir uma palavra é superenfatizar algo. Por exemplo, se você disser que uma pedra é grande, ela é grande. Se você disse que ela é uma pedra grande, uma pedra grande significará que ela é muito grande. Mas se você disser que ela é uma pedra grande, uma pedra grande, uma pedra grande, significará que ela é uma pedra gigantesca. Notou a diferença? 

Em Isaías 6 e em Apocalipse 4, Lemos que os anjos declaram que Deus é "Santo, Santo, Santo". Este é o único atributo de Deus que é enfatizado desta forma. Deus nunca é chamado de "Amor, Amor, Amor" ou "Misericórdia, Misericórdia, Misericórdia", nem mesmo o atributo que mais gostamos "Fiel, Fiel, Fiel". Ele é chamado de Santo, Santo, Santo. Portanto, se queremos conhecer a Deus, devemos entender a ideia da santidade se Deus. 

DEFINIÇÃO DE SANTIDADE 

R C Sproul nos dá uma definição de santidade: 

"O primeiro significado de santo é "separado". Ela vem de uma antiga palavra que significa "cortar" ou "separar". Talvez a mais acurada seja a frase "um corte acima de alguma coisa". Quando achamos uma vestimenta ou outro pedaço de pano de mercadoria que é proeminente, que tem uma excelência superior, nós usamos a expressão que é "Um corte acima do resto".  Quando a Bíblia chama Deus de santo, significa primeiramente que Deus é transcendentalmente separado. Ele é tão longe acima e além de nós que Ele parece quase estranho para nós. Ser santo é ser "outro". Ser diferente de uma forma especial. O mesmo significado básico é usado quando a palavra santo é aplicado para coisas terrenas." (R C Sproul, Deus é santo) 

Ou seja, por definição de santidade a primeira ideia é de GRANDEZA- Deus está além de nós. Há uma profunda diferença entre Ele e os seres que Ele criou. E a segunda ideia é da PUREZA- Deus é perfeito, sem pecados, bom. Portanto, Ele é ao mesmo tempo grande e perfeito.

A SANTIDADE DE DEUS- Isaías 6

A melhor maneira de entendermos a santidade de Deus é olhando para o texto de Isaías 6:1-8. Os fatos ali relatados acontecem em algum momento após a morte do rei Uzias.  A maior parte da história de Uzias pode ser encontrada em 2 Crônicas 26. Ele foi um rei bem sucedido durante a maior parte do seu reinado. Nós sabemos que Isaías viveu durante o reinado do rei Uzias, mas não sabemos que tipo de relação eles tinham. Podemos apenas especular sobre o estado de espírito de Isaías quando ele recebeu esta visão registrada no capítulo 6. Talvez Isaías estivesse preocupado com o destino de Israel, com o que ia acontecer. Talvez a visão não tenha nada a ver com Uzias em tudo. Mas de qualquer forma, Isaías teve uma visão. E aconteceram várias coisas nesta visão. A primeira coisa que notamos é a GRANDEZA DE DEUS. 

" No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava.  E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça." Isaías 6: 1-4

Observe os detalhes da visão de Isaías: Deus estava no reino. Uzias estava morto, mas Deus ainda estava no trono. O trono era alto e exaltado, maior e superior que todos os outros tronos. As orlas (apenas as orlas) do seu manto enchiam o templo. Quando uma noiva caminha para o altar, a "orla" do seu vestido tem um comprimento.. Isso significa realeza. As orlas do seu manto enchiam o templo. Sua realeza supera de longe qualquer coisa que tenhamos conhecido. 

Ao seu redor estavam os anjos.  O trabalho deles era dar glória ao Senhor.  Eles eram puros. Cada um tinha seis asas. Eles cobriam o rosto e os pés, e voavam. Os símbolos de condição de criatura são cobertos na presença do Deus magnífico. Mesmo as melhores "pessoas" são imperfeitas. A pureza de Deus fez os anjos que não tem pecado, procurar abrigo. 

Os anjos louvavam ao Senhor dizendo "Santo, Santo, Santo"- ele é supremamente santo. E as bases dos limiares do templo eram abaladas diante da grandiosidade do poder e santidade de Deus. Estas imagens são relatadas para apontar a majestade  de Deus, e provocar em nós reverência e santo temor.  Tudo isto já nos ensina algo:

A verdadeira adoração sempre começa quando vislumbramos a santidade, poder, e maravilha de Deus. 

A segunda coisa que notamos nesta visão é a BONDADE DE DEUS E A INDIGNIDADE DO HOMEM. 

A resposta de Isaías diante desta visão não é a que nós esperamos.. Gostaríamos de vê-lo dizer algo como: "Ual Deus, você é o cara." Ou Isaías sair correndo e rodando. . Não! Isaías é desfeito, humilhado pela grandiosidade da santidade de Deus e diz:

"  Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!" Isaías 6:5

Vemos experiências semelhantes no Novo Testamento: 

" À quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar. Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo." Mateus 14:25-26

" Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Os discípulos, ouvindo isso, caíram com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados." Mateus 17:5-6

Quando o centurião ao pé da Cruz viu o terremoto, ele ficou apavorado. Quando os pastores viram os anjos que anunciaram o nascimento de Cristo, eles ficaram com muito medo.  Quando alguém recebe um vislumbre do Deus Todo-Poderoso, imeditamente fica apavorado. Por quê? Porque em Êxodo 33:20 Deus disse: "ninguém pode me ver e viver". Deus é tão santo que destrói tudo que é pecaminoso e profano. 

A primeira resposta de uma pessoa pecadora diante da santidade de Deus é uma aguda consciência do pecado pessoal. Quando o profano é confrontado pelo santo nos tornamos conscientes dos nossos próprios pecados. É como um quarto fechado há muito tempo. A luz está apagada..., porém quando é acesa, vemos toda sujeira. Mas quando nós entramos na presença de Deus, a escuridão se vai. 

Lembre-se de quando você era uma criança. Você pode ter pensado que era um grande atleta, ou um ótimo aluno, ou um grande músico, porque você sempre pareceu sobressair sobre os outros. Mas em algum momento da sua vida você descobriu que existiam pessoas iguais e até mais talentosas do que você.  Eu sei que a qualquer momento eu posso (e começo) a sentir-me espiritualmente arrogante, a me achar mais espiritual do que os outros, mais isso, mais aquilo; mas tudo o que tenho que fazer é ler a biografia de um dos grandes líderes do passado. Rapidamente eu sou humilhado.

Se você já teve uma experiência como essa, então você tem um pouco da ideia de como Isaías se sentiu. Nós temos a mania de medir a nossa vida com base nos outros, aí então medimos a nossa espiritualidade. E quando eu me comparo com aqueles que me rodeiam, sempre posso identificar aqueles que são piores do que eu.  No entanto, quando nos comparamos com o padrão de santidade....Nossa arrogância cai por terra!

É por isso que eu acredito que uma pessoa que não tem um senso de sua própria pecaminosidade, nunca teve um conhecimento da natureza de Deus . As pessoas que acreditam que se fizeram as coisas certas serão salvas, não tiveram consciência de quão profundamente manchadas pelo pecado elas realmente são. Temos de ser desfeitos antes de sermos refeitos. O Espírito Santo tem que nos convencer da nossa pecaminosidade, antes de nos mostrar a sua Graça.

Observe algo mais sobre a fala de Isaías. O que ele estava mais consciente de si mesmo? Ele viu que seus lábios eram impuros. Agora pense sobre isso. Isaias era um porta-voz de Deus. Dos seus lábios deveria sair santidade, mas o que ele viu foi pecaminosidade. Muitas vezes eu ouço as pessoas dizerem: "Olha, Deus nunca poderá me salvar. . . Já fiz muitas coisas ruins na minha vida. " E eu sempre lhes digo:  Você está mais perto da salvação do que muitos que estão na igreja. A razão é que eles estão cientes dos seus pecados. Estão a um passo do Reino de Deus; diferente de muitas pessoas nas igrejas que dependem da própria bondade.

A terceira coisa que notamos nesta visão é a PROVISÃO DE DEUS. Quando Isaias viu a santidade do Senhor e enxergou a si mesmo, então:

“Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.” Isaías 6:6-7

Nós ao lermos isso ficamos  propensos a dizer: "Oxi, um anjo levar um carvão quente e tocar na boca de Isaías. Por quê?” Ele cauteriza o pecado. Deus cauteriza os lábios de Isaías. Ele elimina as impurezas.  A culpa de Isaías é retirada, mas não é descartada. Deus não diz: "Ah, vamos esquecer isso!" Em vez disso, ele diz a Isaías que o seu pecado foi "expiado". Em outras palavras, foi pago.

Como? Foi pago em Jesus. “Como pode ser isso?”, você pergunta; Isaías viveu centenas de anos antes de Jesus. Mas a promessa tinha sido feita. Deus perdoou Isaías com base no que Cristo ia fazer centenas de anos mais tarde.  Quando Jesus (o Filho de Deus sem pecado) morreu na cruz, Ele pagou pelos nossos pecados. A justiça de Deus está satisfeita, e Ele estende a sua misericórdia a nós (com base na substituição de Cristo). A razão de sermos chamados filhos de Deus não é porque somos bons. . . mas porque somos perdoados. Somos perdoados não porque estávamos entre os melhores da raça humana, mas porque Cristo morreu pelos nossos pecados.

Depois de Isaías vê a majestade de Deus, é confrontado com seu pecado, encontra o perdão através do sacrifício de Cristo, lemos. . .

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaías 6:8-9

NÓS VEMOS A CONVOCAÇÃO DE DEUS. O Senhor está agora à procura de um mensageiro. Isaías, que foi transformado pela graça e vivificado pela misericórdia de Deus, foi o voluntário para o serviço. Sproul aponta que Isaías não diz: "Eis-me aqui...” Que seria identificar sua posição. Em vez disso, ele diz: "Eis-me aqui". Ele ofereceu a Si mesmo como um "sacrifício vivo" (Rom. 12: 1). Isaías está agora disposto a servir não por obrigação, mas por gratidão e com um desejo de exaltar a glória de Deus. Isaías quer que o mundo saiba a grandeza de Deus. Ele não está preocupado em promover o seu nome. Isaías está preocupado com uma coisa. . . glorificar aquele que é mais digno de honra.

CONCLUSÃO

Diante de tudo já exposto, chego a algumas conclusões.

Em primeiro lugar, deve ser óbvio, que não há melhor maneira de usar o nosso tempo usando-o para a glória de Deus. Não há nada melhor. Não há ninguém maior do que o Senhor. Ele é a nossa vida, a nossa esperança, a nossa alegria. Correr atrás e servir outra coisa senão o Senhor é loucura. Ele é o Deus Santo, cheio de graça. Isaias foi agraciado pelo Deus Santo, Santo, Santo.

Em segundo lugar, precisamos levar a sério a santidade pessoal. Passamos uma boa parte de nossas vidas brincando com o pecado.  Nós empurramos Deus para o lado quando Ele fica no caminho de nosso gozo ou do nosso "entretenimento". Olha, eu sei que buscar a santidade significa seriamente buscar  mudança em nossas vidas. No entanto, se compreendermos a misericórdia e a graça de Deus em tudo, se tivermos uma clareza da santidade de Deus (que está se tornando cada vez mais rara) vamos querer limpar tudo o que é profano de nossas vidas. Vamos querer que Ele nos limpe.  É hora de fazer um inventário pessoal para fazer algumas alterações,
§  Em seu entretenimento
§  No uso do seu tempo
§  Na maneira como você gasta o seu dinheiro
§  Na maneira como você fala
§  Na maneira de fazer o seu trabalho
§  Na maneira como você trata os outros
§  O jeito que você adora


Finalmente, precisamos parar de comparar-nos aos outros e começar a medir a nós mesmos com o padrão correto. Quando medimos nossas vidas pelo padrão certo, nos vemos verdadeiramente. Sim, muitas vezes dói. E encarar a verdade é doloroso. Temos de aceitar a responsabilidade por nosso próprio comportamento. Mas a coisa surpreendente sobre o evangelho é que ele nos diz que por causa do que Cristo fez, se confessarmos os nossos pecados e se nos voltarmos para Ele clamando por misericórdia. . . vamos encontrá-lo. Nosso Santo Deus vai cobrir-nos com a justiça Cristo. De fato, Deus é grande e ele é bom.

http://teologia24horas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORONEL JOÃO DOURADO (1854-1927)

Alderi Souza de Matos João da Silva Dourado nasceu em Caetité, sul da Bahia, no dia 7 de janeiro de 1854. Era filho de João José da Silva Do...