quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Síndrome do pensamento acelerado.

 




Dr. Augusto Cury é um aclamado escritor na área da auto ajuda, tem mais 30 milhões de livros vendidos, e é o autor mais lido da última década no Brasil. Ele é idealizador da Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos e desenvolveu estudos sobre uma enfermidade que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro que ele chama de “Síndrome do pensamento acelerado” (SPA).

Para ele o mal deste século é a ansiedade decorrente do fato dos seres humanos estarem constantemente preocupados com as exigências do mercado e com os desafios que  vida impõe, fazendo com que a mente viva numa constante agitação, e não encontre descanso. O estresse é sempre decorrente de exigências excessivas que o organismo humano e os impulsos sensoriais não conseguem administrar nem elaborar, e isto tem atingido milhões de pessoas. 

Os sintomas do SPA são: Acordar cansado, dores de cabeça, dores musculares, irritabilidade, incapacidade de relaxar, descansar, dificuldade de lidar com pessoas lentas, sofrimento por antecipação e déficit de esquecimento ou déficit de memória. O pensamento acelerado faz com que as pessoas, mesmo em tempos de férias, continuem agitadas e inquietas. A mente, as emoções, a alma não entra em repouso.

O excesso de informação seria uma das causas. No passado, o número de informações dobrava a cada duzentos anos, hoje dobra a cada ano. O excesso de atividade e de trabalho intelectual aliado ao excesso de preocupação tem gerado esta síndrome. Muitas equivocadamente estão pensando que a vida é uma corrida de 100 metros rasos, quando na verdade trata-se de uma maratona. Não faz sentido correr demais na largada, se não conseguiremos cumprir a jornada. 

Esta síndrome não permite que as pessoas se coloquem no lugar do outro nem considerem a importância de terem qualidade de vida. Os mais aclamados profissionais e executivos, com melhores salários estão desenvolvendo esta síndrome cada vez mais cedo. Eles são ótimos para empresas e sistemas, mas são carrascos de si mesmos. 

Cury propõe duas abordagens simples:

A. Contemplar o belo, fazer das pequenas coisas um espetáculo aos olhos;

B. Não trair o essencial. Não trair sua cama, seu final de semana, o tempo com as pessoas mais caras e nem trair o tempo consigo mesmo.

Gostaria de sugerir outras coisas para desacelerar: 

-Fazer caminhadas ao ar livre

-Encontrar amigos

-Sair de férias

-Ter tempo para aprofundar sua fé e espiritualidade, são pontos essenciais. 

Quando Jesus viu seus discípulos estressados com a súbita morte de João Batista, ele os convidou para algum bem simples: “Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto” (Mc 6.31). 

O convite de Jesus é extremamente válido para nossos tempos agitados.

Rev Samuel Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORONEL JOÃO DOURADO (1854-1927)

Alderi Souza de Matos João da Silva Dourado nasceu em Caetité, sul da Bahia, no dia 7 de janeiro de 1854. Era filho de João José da Silva Do...