Muitos estão hoje tendo que lidar com uma realidade desconhecida até antes da pandemia. Não saber o que fazer com os filhos por tanto tempo dentro de casa. Aliás, já achamos até barato o valor pago para a escola… DESDE QUE ELES VÃO!
Se esse cenário lhe descreve, me permita ajudar você a olhar em uma outra direção. Historicamente, estamos vivendo a época mais distante entre pais e filhos de todos os tempos. Fomos tão acostumados a terceirizar os nossos filhos que, quando não tem algum “profissional” ou “especialista”, lançamos mão de algum aparelho que distraia as ‘pestinhas’ e nós possamos ficar em paz!
Entretanto, é precisamente essa terceirização que tem separado, em alguns casos, irremediavelmente, pais e filhos. Levando isso em conta, Deus está dando à sua família uma chance sem precedentes de sair da zona de conforto e APROVEITAR o tempo juntos, que pode resultar num resgate do seu futuro com seus filhos.
Então, aqui vão alguns conselhos:
1. Relembre do seu amor para com os filhos e pense como seria o futuro com eles lhe amando ou lhe rejeitando - esse exercício lhe dará forças para sair da zona de conforto.
2. Mostre-se interessado por eles, interagindo, brincando, conversando sobre o que eles gostam. Mostre que eles são mais importantes que seu livro, computador ou celular.
3. Converse com empatia, mostrando que você simpatiza com as suas dificuldades, pois você mesmo já passou por isso, mas também com a autoridade de um pai.
4. Trate deles sem medo de ofende-los, eles precisam dos limites estabelecidos por você.
5. Aproveite também para conversar sobre coisas espirituais, encaminhando eles para a fé em Jesus. Daí passamos de benefícios imediatos para, também, benefícios eternos.
Então, se as escolas estão fechadas, agradeça a oportunidade e seja um PAI.
Rev Samuel Vitalino
Nenhum comentário:
Postar um comentário