quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Como Romanos 8 me fez calvinista.



Até hoje, sempre que estou atrás de um púlpito e digo coisas como “Todos os santos verdadeiros perseverarão até o fim e ninguém se perderá”, ainda preciso me beliscar. Eu rio interiormente e penso: O que o garoto de 22 anos de idade diria se ele pudesse me ouvir agora?
Veja bem, eu nem sempre fui calvinista.
Fui criado como arminiano clássico na tradição Batista do Livre Arbítrio. Quando adolescente, cortei meus dentes em teólogos como F. Leroy Forlines e J. Matthew Pinson , junto com os mais antigos teólogos como James Arminius e John Wesley. Quando eu tinha 22 anos, acreditei e ensinei que a graça era sempre necessária, mas nunca irresistível, e que cristãos genuínos podiam abandonar a Cristo e perder seu status justificado.
Por trás dessas crenças, havia uma visão da relação Deus / homem que era assim: os humanos foram criados para existir em um relacionamento amoroso com Deus. A natureza desse relacionamento amoroso exige uma resposta livre - e indeterminada - de nossa parte. Para citar Forlines, vi Deus trabalhando com o homem em um "relacionamento de influência e resposta" em vez de um "relacionamento de causa e efeito" (como pensavam os calvinistas). Deus poderia nos influenciar , mas ele respeitou nossa personalidade, deixando sempre a decisão final por nossa conta. E Deus fez isso, não porque ele era fraco, mas porque era assim que ele queria que o relacionamento funcionasse.
E no caso de você estar se perguntando, a diferença entre um Deus que influencia e um Deus que causa pode ser resumida em uma palavra: garantia . Forlines coloca desta maneira em seu livro The Quest for Truth :
Eu acho que a descrição do relacionamento de Deus com o homem que os calvinistas dariam seria muito parecida com a minha descrição de influência e resposta . No entanto, acredita-se que o resultado seja garantido . . . . Sempre que o resultado é garantido, estamos lidando com causa e efeito . Quando a garantia se foi, o calvinismo se foi .
Ele tem razão. Eu concordei com ele então; Eu concordo com ele agora. Eu simplesmente mudei de lado. Então o que aconteceu? A resposta curta é que corri contra Romanos 8: 28–30 .
Pregador Apaixonado, Passagem do Problema
Romanos 8: 28–30 é freqüentemente chamado de “a cadeia de ouro da redenção” - assim chamada por causa de seus cinco “elos” de pré-conhecimento divino, predestinação, chamado, justificação e glorificação.
Como arminiano, vi Romanos 8: 28–30 como uma passagem problemática. O versículo 29 foi definitivamente um texto de prova fundamental para a fé baseada nas eleições. Mas o resto foi difícil. Eu sabia o que meus comentaristas preferidos disseram sobre isso, mas nunca fiquei totalmente satisfeito. Então, atribuí-lo a uma anomalia. Afinal, nenhum sistema teológico explica tudo perfeitamente.
Eventualmente, percebi que a corrente de ouro de Paulo, como o calvinismo, tinha muito a ver com uma garantia.

Então comecei a ouvir os sermões de John Piper sobre Romanos, e meu mundo estava desfeito. Era 2004, eu tinha 22 anos e nunca tinha ouvido tal pregação. Sua exposição meticulosa expôs todas as fraquezas que eu já sentia na minha interpretação da passagem, enquanto descobria algumas novas. Não posso dizer que emergi daqueles sermões um calvinista convencido. Mas minha confiança foi severamente abalada. E finalmente percebi que a corrente de ouro de Paulo, como o calvinismo, tinha muito a ver com uma garantia.
A corrente será inquebrável?
Deixe-me apresentar os versículos 29–30 para nos ajudar a visualizar o argumento. (Leia do canto superior esquerdo para o canto inferior direito e observe cuidadosamente as palavras em itálico e as letras correspondentes.)
Como arminiano, concordei naturalmente com o comentarista Joseph Benson : “O apóstolo não afirma. . . que exatamente o mesmo número de pessoas é chamado, justificado e glorificado. ”Afinal, isso implicaria uma garantia. Quanto mais eu estudava a passagem, porém, mais parecia que era exatamente o que Paulo estava afirmando.
 Paulo começa descrevendo um grupo de pessoas com base em algo que Deus faz por eles (“aqueles a quem ele conheceu”). Ele então acrescenta algo mais que Deus faz para o mesmo grupo de pessoas ("ele também predestinou"). Aqueles que ele conheceu também são os que predestinou. Portanto, A = B. Isso é verdade em cada cláusula da cadeia.
Paulo está afirmando que precisamente o mesmo número de pessoas - de fato, exatamente o mesmo grupo de pessoas - é conhecido, predestinado, chamado, justificado e glorificado.

Mas observe a sobreposição entre cada cláusula. O segundo verbo em cada linha serve como o primeiro verbo na próxima. É isso que liga as cinco cláusulas como links em uma cadeia. E é por isso que finalmente concluí que Benson e eu estávamos errados. Paulo está afirmando que precisamente o mesmo número de pessoas - de fato, exatamente o mesmo grupo de pessoas - é conhecido, predestinado, chamado, justificado e glorificado. Ou então, A = B = C = D = E.
Como arminiano, fui forçado a argumentar que esses cinco passos eram simplesmente uma sequência geral que todos os santos verdadeiros tinham que passar, sem garantia de que aqueles do grupo A chegariam ao grupo E. De fato, eu acreditava que alguns poderiam cair. em qualquer fase do processo. Era menos como uma corrente e mais como um alvo, em que os círculos ficavam menores à medida que você se movia para dentro.
Mas quanto mais eu examinava a linguagem real, mais implausível essa crença se tornava. Isso inevitavelmente me levou ao calvinismo. Afinal, se todos os chamados são justificados, então o chamado deve garantir a fé, pois a fé precede a justificação ( Rm 5: 1 ). Além disso, se todos os justificados são glorificados, a justificação deve ser um status permanente - um veredicto que Deus nunca revoga.
Isso eu sempre desconfortava, embora não tivesse apreciado completamente a dificuldade antes de ouvir Piper. Mas havia mais um problema que Piper levantou que eu ainda não havia considerado.
Garantir a finalidade da cadeia de ouro
É importante reconhecer por que Paulo forja essa cadeia para começar. A resposta é encontrada no famoso versículo 28:
E sabemos que para aqueles que amam a Deus, todas as coisas trabalham juntas para o bem, para aqueles que são chamados de acordo com seu propósito.
Observe que Paulo não está simplesmente fazendo uma afirmação factual aqui (por exemplo, “Todas as coisas funcionam juntas para o bem delas”). Ele está reivindicando conhecimento (por exemplo, "sabemos que todas as coisas funcionam juntas para o bem delas").
O que levanta a questão: “Como sabemos?” Que garantia podemos ter de que, apesar de todas as aparências, todas as coisas conspiram para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados por ele? Essa é a pergunta que a cadeia de ouro existe para responder. É por isso que o versículo 29 começa com a palavra “para” - está fornecendo um argumento sobre como sabemos o versículo 28. E aqui está o argumento em poucas palavras: sabemos que todas as coisas funcionarão juntas para o bem dos chamados, porque se você estiver chamado, isso significa que você foi primeiro conhecido e predestinado a ser conformado à imagem de Cristo, e significa que agora você está justificado e será glorificado .
É assim que sabemos: porque não há interrupções nessa cadeia.
Deus não deixou a composição da família de Cristo nas mãos de seres humanos volúveis.

Forlines estava certo. Na estrutura de influência e resposta arminiana, não há garantia. Mas isso derrotaria o propósito da passagem, porque uma garantia é exatamente o que Paulo procura. Se as pessoas puderem sair da cadeia a qualquer momento, nunca saberemos que todas as coisas funcionarão juntas para o bem dos chamados. Eles podem, mas, novamente, talvez não, porque o resultado dependeria, em última análise, dos chamados. Muitos dos chamados nunca seriam justificados, muito menos glorificados.
Mas a boa notícia é que essa corrente é inquebrável, tendo sido forjada pelo próprio Deus. Nada disso significa que nossa pregação ou fé é desnecessária. Tampouco significa que podemos ter certeza de nossa salvação, independentemente de perseverarmos. Significa simplesmente que Deus não deixou a composição da família de Cristo nas mãos de seres humanos volúveis. Deus faz mais do que apenas influenciar - ele predestina. É por isso que todas as coisas vão trabalhar juntos para o bem da chamada, e Cristo vai seja o primogênito entre muitos irmãos ( Rom. 8:29 ).
Deus está no comando. O resultado é seguro. E isso, meus amigos, é uma garantia.
Justin Dillehay (MDiv, The Southern Baptist Theological Seminary) é pastor da Grace Baptist Church em Hartsville, Tennessee, onde reside com sua esposa, Tilly, e seus filhos, Norah, Agnes e Henry. Ele é um editor colaborador da The Gospel Coalition.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORONEL JOÃO DOURADO (1854-1927)

Alderi Souza de Matos João da Silva Dourado nasceu em Caetité, sul da Bahia, no dia 7 de janeiro de 1854. Era filho de João José da Silva Do...