terça-feira, 20 de novembro de 2018

BELAMENTE DIVERSOS

20 de novembro dia da Consciência Negra

                                                                                   

Tudo no mundo se explica
Os fatores naturais  pela ciência
O que envolve o sobrenatural a fé
Mas o bem estar social só se entende pela consciência

Consciência que o outro é diferente
Que nem todos são iguais
Consciência que respeito é essencial
Entendendo que devo amar e nada mais

Quando percebo a multiforme graça
De um Deus criador
Um Deus que perfeitamente fez todas as coisas
Atribuindo a cada uma o seu devido valor

Se na natureza podemos observar
Diversidade nas formas e nas cores
Nos cheiros e nos sabores
A perfeição do Criador podermos  contemplar

Se tamanha diversidade há  em tudo que existe
Beleza, cor , cheiro  e sabor se pode observar
Então me responda por que o homem insiste
O seu semelhante segregar?

Um dia como hoje é muito mais pra refletir
E muito mais para parar e pensar
Que o dom da vida e o poder existir
É dado por Aquele que tudo fez e pode instantaneamente criar

Então por que tanta divisão?
Porque tanta ilusão ?
Achando que diminuindo o outro
Alguém pode se exaltar

Nem branco, nem negro , nem índio
Ninguém é melhor ou pior
Somos apenas diversos
E quando há o respeito, tudo fica melhor

A consciência deve ser sim
Que cada povo deu sua contribuição
Na cultura, na arte e na língua
Compondo a matiz dessa grande nação

Para aqueles que trazem na pele, nos traços e nos cabelos
A herança que veio da África, de uma terra além  mar
Presente  na beleza , no suingue , nos sabores
Que vieram para a nossa Terra encantar.

Para esses então,  é válido ressaltar
Seu valor é incomparável
Pois só com esse misto de cachos e cores
Somos tão diversos, belos e com uma criatividade incontestável.

                                                 Cléria Fernanda
                                                                      19/11/2018

ARREPENDIMENTO DIVINO.


Por Hartman Mangueira
(NAHAM - ARREPENDEU)
O verbo hebraico "arrependeu" ("naham") foi traduzido na literatura bíblica portuguesa por "arrepender-se" ou "consolar". "O termo (naham) 'arrepender' ocorre cerca de 40 vezes e "consolar" cerca de 65 vezes no AT. Os estudiosos dão várias opiniões no esforço de determinar o significado de naham, relacionando a palavra com mudança ou disposição do coração, mente, propósito ou mudança da conduta pessoal.

Este verbo ocorre em alguns textos indicando sentimentos pessoais. Em Jz 21:15 retrata o sentimento que as onze tribos tiveram pela tribo de Benjamim no período de guerra civil, quando a tribo de Benjamim quase foi dizimada; então as demais tribos "tiveram compaixão" (naham). E em Gn. 24:67 afirma que Isaque foi "consolado" (naham) quando se casou, depois da morte de sua mãe, Sara. Naham aqui trata do sentimento ou amor pela esposa.

No hebraico o verbo (naham) ocorre no pual, hitpael, mas especialmente, no nifal e piel. O verbo reflete a idéia de "respirar profundamente" e, por conseguinte, a manifestação física dos sentimentos da pessoa, geralmente tristeza, compaixão ou pena. Define-se naham como: Arrepender-se, ter pena, consolar, ter compaixão, lamentar, ter tristeza ou ser consolado.

O uso do termo no AT está relacionado ao "arrependimento" de Yahweh (SENHOR) em textos centrais Gn. 6.6,7; Ex. 32.12,14; I Sm. 15.11,35 e Jn. 3.10. Nestas quatro ocorrências o verbo hebraico está no passivo, nifal. Isto é, o sujeito sofre ação. Neste caso Deus é o sujeito que sofre ação. Propõe-se afirmar neste ensaio exegético que Deus reage arrependendo-se devido ao comportamento de suas criaturas.

A primeira ocorrência de 'arrependimento divino' é devido à desobediência e atitude humana para com Deus; "então se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou o coração" (Gn. 6:6). A reação de Yahweh é de "arrependimento" porque a humanidade praticou violência e corrupção. "arrependimento" aqui é sentir tristeza e pesar diante da situação de decadência espiritual da humanidade.

Deus não está "arrependido" por ter criado o homem sobre a terra; e assim cometido uma falha; mas apenas mostrando o seu desprazer diante da corrupção e violência de suas criaturas. O arrependimento divino pode ser visto como tristeza e pesar divino diante da civilização violenta e corrupta.

Certamente, que há tristeza e pesar no coração divino diante da situação de violência e corrupção que se estabeleceu no mundo e em nosso país neste momento histórico. E, assim, como Deus atuou naquele momento histórico, fará o mesmo com nossa geração violenta e corrupta. Mas promete livramento e salvação para os fieis.

A segunda, ocorrência central encontra-se em Ex.32.14 "então se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo". Os israelitas no deserto desobedeceram a Deus ao fabricar um bezerro para adorar e servir; e, caíram na idolatria e prostituição. Neste incidente, Deus fala a Moisés que vai consumir seu povo com ira e fazer dele uma grande nação.

E Moisés intercede diante de Deus que perdoe e restaure seu povo. Moisés apela lembrando a Deus de dois fatos importantes, primeiro, lembra de sua honra diante dos egípcios. "por que hão dizer os egípcios: Com maus intentos os tirou, para matá-los nos montes, e para consumi-los da face da terra" (Ex. 32:12a).

Moisés está apelando ao bom-senso e honra divina que considere a sua honra diante do Egito. Ou seja, o que os egípcios diriam de sua honra e intento.

Segundo, apela para as promessas de Deus no passado "lembra-te de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes dissestes: Multiplicarei a vossa descendência, como as estrelas do céu, e toda esta terra de que tenho falado, dá-la-ei à vossa descendência, para que a possuam por herança eternamente".

Moisés apela para que Deus considere suas promessas do passado aos patriarcas, de descendência e terra. Após este apelo, Deus reage com sentimento de compaixão pelo seu povo.

Arrependimento aqui é sentir compaixão e conferir perdão. Neste caso o verbo naham encaixa melhor num contexto de compaixão do que de mudança. Sendo assim, Deus reage passivamente sentindo compaixão e perdoando seu povo.
O povo de Deus deve saber que Yahweh (SENHOR) é Deus de compaixão pelo seu povo até mesmo em momento de ira.

Terceiro, a palavra (naham) ocorre quando Deus convida Saul para destruir totalmente os amalequitas, e este obedece apenas parcialmente a ordem divina. " E Saul e o povo pouparam a Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos e dos cordeiros e o melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram" (I Sm.15:9).

Em I Sm. 15.11,35 o termo naham (arrependimento) é usado para indicar a reação de descontentamento e desprezo de Yahweh diante do comportamento de Saul.

O verbo naham está no nifal, isto é, passivo, onde Deus é o sujeito passivo da ação. Naham deve ser vista aqui como "sentir pena" ou "lamentar'. O sentimento interior de Deus é de lamento e desprezo diante do comportamento de Saul. E, não uma atitude divina de "arrependimento" por ter cometido um erro em eleger Saul rei. E, sim, o descontentamento pelo fracasso administrativo e espiritual de Saul.

O povo de Deus deve estar ciente de que obedecer a palavra de Deus parcialmente acarreta no lamento e desprezo do Senhor.

E por último, no livro de Jonas o Yahweh promete derramar sua ira destrutiva sobre os ninivitas que, eram pecadores sanguinários e violentos. Mas, antes de derramar sua ira sobre eles, o Senhor envia o profeta Jonas para avisar do perigo iminente. A reação dos ninivitas foi de "conversão" – Shuv (Jonas 3.8).

Shuv é o termo hebraico para "conversão, arrependimento e volta" para Deus depois de reconhecimento de pecado. Shuv é a palavra usada para o arrependimento humano em retornar a Deus, e indica contrição, mudança e confissão. "Viu Deus o que fizeram como se converteram do seu mau caminho: e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez" (Jonas 3:10).

Após esta atitude de mudança dos ninivitas, a reação passiva de Yahweh foi de consolo. Neste caso o termo (naham) "arrependimento" divino deve ser visto como o consolo de Yahweh diante da conversão (shuv) transformadora dos ninivitas. Yahweh não derramou sua ira por que foi consolado pela atitude de conversão dos pecadores.

O povo de Deus deve ter consciência de que qualquer pecador que chega a ele em arrependimento (shuv), mudança e contrição tem a promessa do consolo restaurador do Senhor.

Conclui-se que o termo "arrependimento" (naham) atribuído a Yahweh, define-o como Deus de sentimento, que se compadece e que não muda seus propósitos soberanos diante dos acontecimentos e circunstâncias na vida de suas criaturas. O termo trata dos sentimentos interiores de Yahweh e não de mudança dos seus propósitos soberanos que são eternos e imutáveis. Pode-se afirmar que Yahweh tem propósitos eternos e imutáveis; mas também tem sentimento, afeição e amor pelo seu povo.

sábado, 17 de novembro de 2018

A posição da IPB sobre o comunismo.



image from google 
Em 1954, quando Getúlio Vargas era o Presidente do Brasil, A Igreja Presbiteriana do Brasil se pronunciou contra o comunismo da seguinte forma: SC-54-138 - Quanto à consulta do Presbitério do Botucatu sobre se um membro da IPB, com ideias francamente comunistas, pode tomar parte nos trabalhos da Igreja, como dirigir classe da Escola Dominical, etc., o SC resolve responder que há incompatibilidade entre o comunismo ateu e materialista e a doutrina bíblica e os símbolos de fé da IPB”.

Em 1956, a IPB teve que se posicionar sobre a atitude cristã quanto ao comunismo: “CE-56-096 - Quanto ao Documento Intitulado “Avaliação”, enviado pela CBM, a CE-SC/IPB resolve: [...] 7) Em referência à atitude cristã quanto ao comunismo, persistimos em pregar a realidade do poder transformador do evangelho de Cristo, crendo que o comunismo é uma filosofia de vida contrária ao espírito e à doutrina evangélica.

Em 1965, o assunto ainda fomentava nos presbitérios ao ponto de vermos que as consultas continuavam a ser encaminhadas à Comissão Executiva: “CE-65-081 - Presbitério de Castro - Consulta - Quanto ao Doc. 10 - Consulta do PCST sobre atitude a ser tomada por Presbitério quando tiver obreiro comunista e sobre a posição da IPB em face do mesmo assunto - a CE-SC/IPB resolve aprovar Doc. III nos seguintes termos: 1) Declara que a esta CE-SC/IPB não padece qualquer dúvida sobre a idoneidade moral dos Presbitérios para considerarem a situação sócio-político-doutrinária de seus obreiros; 2) Encaminhar ao SC a consulta sobre a posição da IPB em face do assunto.”

Então, em 1966, no Governo de Humberto Castelo Branco, o Supremo Concílio da IPB tomou posição contra o comunismo e seus adeptos, como segue: “SC-66-074 - Pbt. de Castro - Consulta - Doc. XXXIV- Quanto ao Doc. 26 Consulta do PCST sobre atitudes do Presbitério quando tiver obreiro comunista, o SC resolve: 1) Reafirmar ser indispensável a qualquer pessoa que deseja filiar-se à IPB, em especial aos seus oficiais e ministros, a aceitação da Palavra de Deus como única regra de fé e prática, e seus símbolos de fé. Quando qualquer prova se possa fazer contra membro ou membros da IPB de que já não mais aceitam a Palavra de Deus e seus símbolos de fé, por adotarem uma filosofia em choque com os princípios cristãos, no todo ou em parte, a mesma prova deve ser apresentada ao Conselho competente para os devidos fins; 2) Reafirmar a resolução da Assembléia Geral de 1936 que declara: ‘Compete ao cristão obedecer as autoridades legitimamente constituídas e realizar os deveres do cidadão, nunca devendo adotar qualquer ideologia que atente contra os princípios evangélicos da liberdade civil e de consciência e de ordem e paz sociais’”.

Em 1977, no governo de Ernesto Geisel, foi a vez da Organização Palavra de Vida flertar com o comunismo. Havia muitos jovens que participavam de seus eventos. A IPB se posicionou: “CE-77-007 - Atividade da Organização Palavra da Vida - Doc. XLIV - Quanto ao Doc. 40 - Informações do Sr. Presidente referente à Palavra da Vida. A Comissão Executiva do Supremo Concílio, considerando ser ambígua a doutrina implícita, sobre a compatibilidade ética do comunismo russo, marxista, com o cristianismo, esposado pela ‘Organização Palavra da Vida’ conforme publicação oficial feita no ‘Jornal Palavra da Vida’ em seus artigos ‘Eu chorei na Rússia’ e ‘Cristianismo na Rússia, uma existência inquieta’. Resolve: 1) Recomendar às Igrejas que, mediante doutrinação, aconselhem seus jovens e fiéis a não participarem das atividades da ‘Organização Palavra da Vida’; 2) Recomendar que os Presbitérios e as igrejas não encaminhem jovens nos cursos mantidos pela organização supra citada; 3) Encaminhar a presente resolução à Comissão Especial dos Seminários”.

Em 1990 foi produzida uma Pastoral de Ética Cristã Política que, entre outras coisas, recomenda: “Que se evite todo e qualquer apoio a candidatos reconhecidamente descompromissados com os ideais de democracia, justiça e paz propugnados pela nossa Igreja, que visam apenas o interesse pessoal, pactuam com os injustos e corruptos, aceitam subornos, negam justiça aos pobres (Is 5.18, 22-23), decretam leis injustas (Is 10.1) e se afastam da Palavra de Deus como ‘regra de fé e prática’”.
***
Autor: Edson Marques

Comentário sobre Romanos 9 - A Eleição é de Indivíduos ou de Nações?



Por Rev. Augustus Nicodemus Lopes


A chave para entendermos Romanos 9 é a intenção de Paulo, o que ele quer mostrar? A resposta está nos versículos iniciais, 1-5. Ele está triste porque Israel rejeitou Jesus Cristo. Este fato poderia levantar a questão de que a promessa de Deus havia falhado (verso 6). Paulo evita este problema explicando que a promessa foi feita aos descendentes espirituais de Abraão e não aos seus descendentes físicos. Nem todos de Israel são filhos de Deus (verso 6-7). E estes indivíduos, os descendentes espirituais, a quem as promessas foram feitas, e que serão salvos, foram chamados soberanamente por Deus de entre a nação de Israel. Paulo prova isto mostrando a escolha soberana de Isaque e de Jacó. Eles foram escolhidos enquanto indivíduos, embora, certamente, esta escolha venha a ter algum reflexo em seus descendentes (versos 8-13). O ponto de Paulo é que somente os escolhidos de entre a nação de Israel é que creram (e crerão) em Cristo. São indivíduos escolhidos de entre uma nação, para a salvação. Desta forma, Paulo mostra que as promessas de Deus a Israel não falharam, pois dentre a nação Deus sempre escolheu soberanamente, e não por obras, aqueles israelitas individuais que viriam a crer em Jesus Cristo, como o próprio Paulo.

Em resumo, seguem algumas razões pelas quais o argumento central de Romanos 9 é eleição para a salvação e vida eterna, e que na elaboração da argumentação, Paulo menciona Jacó e Esaú como indivíduos e não como nações, embora os descendentes deles viriam a sofrer os reflexos desta escolha individual.

(1) Toda a seção (Romanos 9-11) é sobre a segurança eterna de pessoas. Eleição de nações não faria qualquer sentido contextual. Paulo disse aos cristãos de Roma que nada poderia separá-los do amor de Deus (Rm 8:31-39). A objeção que provocou a resposta de Paulo em romanos 9-11 foi esta: “Como podemos ter certeza de que as promessas de Deus são seguras, visto que Israel, a quem também promessas foram feitas, não creu no Messias?” A resposta de Paulo é que apenas os indivíduos eleitos dentro de Israel é que estão seguros.

(2) A eleição de Jacó sobre Esaú (Romanos 9:10-13) pode ter implicações nacionais, mas começa com dois indivíduos. Não podemos esquecer este fato.

(3) Jacó foi eleito e Esaú rejeitado antes que tivessem feito algo de bom ou ruim. O texto está falando de indivíduos que podem fazer o bem e o mal. Não fala de nações que sairiam deles e que fariam bem ou mal. O bem e o mal referido é de pessoas, indivíduos, chamados Jacó e Esaú.

(4) Rom. 9:15 enfatiza a soberania de Deus na escolha de indivíduos. "Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia." O pronome “quem” é um singular masculino. Se Paulo estivesse falando de nações, poderia ter usado um pronome plural.

(5) Rom 9:16 está claramente lidando com pessoas: “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre”. “Quem quer” θέλοντος e “quem corre” τρέχοντος são dois singulares masculinos. É difícil ver implicações nacionais em tudo aqui. É sobre o desejo e esforço individual. 

(6) Rom 9:18 fala do endurecimento de Faraó, um indivíduo. Não está tratando do endurecimento do Egito, mas da pessoa de seu rei, Faraó. Após falar do endurecimento, Paulo resume o que ele está tentando dizer usando pronomes singulares masculinos: “Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz”. Se Paulo estava falando de eleição e endurecimento de nações, ao terminar o exemplo pessoal e individual de Faraó ele deveria ter dito que ele endurece e tem misericórdia das nações que quer.

(7) A objeção em Rom. 9:14, “Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus?” - faz pouco sentido se Paulo estivesse falando sobre a eleição corporativa ou nacional. A acusação de injustiça poderia facilmente ser respondida se Paulo estivesse dizendo que a eleição de Deus é apenas em relação às nações e não tem a intenção salvadora.

(8) Da mesma forma, a objeção em Rom. 9:19 fica totalmente sem sentido se Paulo não estiver falando de eleição individual. “Algum de vocês vai me dizer: “Se é assim, como é que Deus pode encontrar culpa nas pessoas? Quem pode ir contra a vontade de Deus?” (NTLH). A questão que o opositor de Paulo está levantando é que Deus parece injusto com indivíduos, ao endurecer alguns e ter misericórdias de outro como lhe apraz, e não com nações.

(9) Em Rom 9:14-29 temos uma “diatribe”, um recurso de retórica em que o escritor responde os questionamentos de um opositor imaginário. Os questionamentos estão em Rm 9:14 e Rom 9:19. É um artifício muito bom, mas somente se o autor está entendendo corretamente o opositor. Todos os dois questionamentos do opositor (9:14 e 9:19) tem a ver com a injustiça de escolher uns e deixar outros. Paulo poderia ter corrigido este equívoco e dito, “não estou falando de pessoas, mas de nações”. Contudo, ele aceita como legítima a objeção e responde em termos da eleição de indivíduos. 

(10) Em Rom 9:24 Paulo diz que Deus chamou os “vasos de misericórdia”, que Ele preparou para glória “de antemão” (são os eleitos mencionados no capítulo todo) “não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios”. É difícil ver eleição nacional aqui, pois Deus chamou estas pessoas "dentre" todas as nações, ἐξ Ἰουδαίων (de entre os judeus) e também ἐξ ἐθνῶν (de entre os gentios). Os vasos de misericórdia, que são a descendência espiritual de Abraão, em quem se cumprem as promessas, são chamados por Deus de entre na nação de Israel e de entre as nações gentílicas.

(11) Em Romanos 11:1-10, quando Paulo volta a falar da eleição de israelitas individuais de entre Israel étnico, fica claro que os eleitos são pessoas de entre a nação de Israel, os sete mil que não dobraram o joelho a Baal (Rm 11.4), aos quais Paulo se refere como a eleição da graça” (Rm 11.5). Isso nos diz duas coisas: 1) eles são sete mil indivíduos que Deus tem mantido crentes dentro da nação de Israel, e não uma nova nação. 2) Esses indivíduos são mantidos por Deus na fé no Deus verdadeiro, não se curvando diante de Baal (ou seja, eles permaneceram fiéis a Deus). Ou seja, a eleição mencionada por Paulo é de indivíduos para a salvação.

Para você não pensar que estes argumentos são meus, consulte estes comentaristas que seguem esta mesma linha de raciocínio:

Jamieson, Robert, A. R. Fausset, and David Brown. Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Oak Harbor, WA: Logos Research Systems, Inc., 1997.

Lange, John Peter, Philip Schaff, F. R. Fay, J. F. Hurst, and M. B. Riddle. A Commentary on the Holy Scriptures: Romans. Bellingham, WA: Logos Bible Software, 2008.

Boa, Kenneth, and William Kruidenier. Romans. Vol. 6. Holman New Testament Commentary. Nashville, TN: Broadman & Holman Publishers, 2000.

Henry, Matthew. Matthew Henry’s Commentary on the Whole Bible: Complete and Unabridged in One Volume. Peabody: Hendrickson, 1994.

Carson, D. A., R. T. France, J. A. Motyer, and G. J. Wenham, eds. New Bible Commentary: 21st Century Edition. 4th ed. Leicester, England; Downers Grove, IL: Inter-Varsity Press, 1994.

Spence-Jones, H. D. M., ed. The Pulpit Commentary: Romans. The Pulpit Commentary. London; New York: Funk & Wagnalls Company, 1909.

Wuest, Kenneth S. Wuest’s Word Studies from the Greek New Testament: For the English Reader. Grand Rapids: Eerdmans, 1997.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Geração Pokemon






Pokémon é uma série de jogos eletrônicos desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo, lançado pela primeira vez em 1996 no Japão. A febre do “Pokémon Go” pegou o mundo de assalto. O jogo está instalado em milhões de smartphones Android. No jogo, as criaturas estão espalhadas pelo mundo real para serem capturadas. No processo de captura o jogador abre a câmera do celular e o monstrinho surge na tela, como um desenho no mundo real e para prendê-lo é preciso acertar uma pokébola virtual nele.
Pokémon é a contração de duas palavras em inglês: pocket, que significa bolso; e monster, que significa monstro. Assim, um pokémon é um "monstro de bolso", uma criatura fictícia popular em videogames e desenhos. A maior parte dos pokémons sofre metamorfoses evoluindo para seres mais avançados com uma estética diferente.

Muitos quiseram dar um sentido simbólico ao pokemon, alguns atribuíram forças espirituais e mágicas afirmando que se tratava de coisas demoníacas e rituais de magia negra, mas na verdade, o grande problema não se encontra em qualquer uma destas possibilidades mágicas, e sim, na forma como vivem seus usuários: Existe uma geração de jovens literalmente viciados nestes jogos.

Recentemente ouvi falar de um divórcio no qual uma das causas seria o fato de que o marido, com mais de 30 anos de idade, gastava todo o seu tempo livre jogando pokemon e se esquecia de suas atividades domésticas e responsabilidades. Obviamente outros problemas estavam associados e o casal enfrentava outras dificuldades, mas aquele homem se esqueceu que já tinha idade suficiente para ser pai de um pré adolescente, e decidiu virar o adolescente em casa.

Toda atividade lúdica pode se tornar viciante. Cinéfilos podem se tornar incapazes de fazer outra coisa que não seja assentar-se na frente da televisão e fixar-se nas séries do Netflix. Da mesma forma, o vício em games leva a pessoa a deixar de fazer suas atividades diárias para ficar jogando, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho, estudos e vida social. Desde janeiro de 2018 este transtorno foi incorporado como doença pelo Catálogo Internacional de Doenças e é tratado por instituições médicas no Brasil e no mundo, já existem muitas clínicas especializadas em pessoas compulsivas em jogos.

A “Geração pokemon” se torna infantilizada e empobrecida em suas relações, trazendo graves distorções na forma como a pessoa gasta seu tempo e investe nas relações sociais. Observe se seus filhos ou familiares, ou mesmo você, não está consumindo tempo exagerado nos games. Desligar o computador, o celular, ou mesmo aplicativos aparentemente inofensivos como whats up, facebook ou instragram pode ajudar, e muito, na saúde emocional.

Rev 

NÃO MAIS GRITO!

Resultado de imagem para nao mais dor



"Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; e não haverá mais morte, nem tristeza nem pranto, nem haverá mais dor." Apocalipse 21: 4


Amados Filhos - Um texto da Bíblia está no topo desta página. Eu gostaria que você lesse duas vezes. Vou lhe contar uma coisa que, espero, fará com que você se lembre daquele texto enquanto viver.
Eu vou falar sobre três lugares, dos quais a Bíblia diz muito. Pouco importa o que sabemos sobre alguns lugares; mas importa muito saber algo sobre os três lugares dos quais vou falar agora.

Primeiramente: Há um lugar onde há muito choro .

Segundo: existe um lugar onde não há mais nada além de chorar .

Terceiro: Existe um lugar onde não há choro algum.

Agora, cuide de mim e vou contar algumas coisas que valem a pena conhecer.


I. Primeiro de tudo, há um lugar onde há um grande negócio de chorar.

O que é esse lugar? É o mundo em que você e eu vivemos. É um mundo cheio de coisas bonitas e agradáveis. O sol brilhando de dia e as estrelas à noite; as colinas verdes olhando para o céu, e o mar ondulado se esvaindo e fluindo; os largos lagos tranquilos e os rios inquietos e apressados ; as flores desabrochando na primavera e os campos cheios de grãos no outono; os pássaros cantando na floresta e os cordeiros brincando nos prados - tudo, tudo é lindo! Eu poderia olhar para eles por horas e dizer: "Que mundo lindo é!" Mas ainda assim é um mundo onde há muito choro. É um mundo onde há muitas lágrimas.
Houve "choro" nos tempos bíblicos. Agar chorou quando achou que Ismael estava morrendo; Abraão lamentou quando Sara morreu; José chorou quando seus irmãos o venderam ao Egito; Davi chorou quando Absalão foi morto. Houve choro em Jerusalém quando o bom rei Josias foi morto em batalha. Houve choro em Belém quando Herodes matou todas as criancinhas com menos de dois anos de idade. Essas coisas, e muitas como elas, você encontrará em suas Bíblias.
Há "choro" agora em todo o mundo. Pequenos bebês choram quando quer alguma coisa, ou sentir dor. Meninos e meninas choram quando estão feridos, assustados ou corrigidos. Pessoas crescidas choram às vezes quando estão com problemas, ou quando vêem as pessoas que amam morrer. Em resumo, onde quer que haja tristeza e dor - há "choro"
Eu ouso dizer que você viu pessoas vindo à igreja todas vestidas de preto. Isso é chamado estar de luto . Alguma relação ou amigo dessas pessoas morreu e, portanto, vestem-se de preto. Bem, lembre-se quando você vê as pessoas de luto, que alguém está "chorando".
Ouso dizer que você viu sepulturas nos cemitérios da igreja e ouviu dizer que quando as pessoas morrem são enterradas lá. Algumas delas são muito pequenas sepulturas - mais curtas do que você. Bem, lembre-se que quando essas sepulturas foram feitas e pequenos caixões foram jogados nelas, havia "choro".
Crianças, você já pensou de onde veio todo esse choro? Você já considerou como o choro começou? Você já ouviu como choro e lágrimas vieram ao mundo? Deus não fez choro - isso é certo. Tudo o que Deus fez foi "muito bom". Ouça-me e eu lhe direi como o "choro" começou.
Chorar veio ao mundo por causa do pecado . O pecado é a causa de todo o choro e lágrimas, tristeza e dor que estão sobre a terra. Todo o choro começou quando Adão e Eva comeram o fruto proibido - e se tornaram pecadores . Foi o pecado que trouxe ao mundo de dor e doença e morte . Foi o pecado que trouxe ao mundo o egoísmo , a mentira e a indelicadeza , e brigando , roubando e brigando . Se não houvesse maldade não teria havido choro . Se não houvesse pecado , não haveria "choro".
Veja agora, meus amados filhos, quanto você deve odiar o pecado! Toda a infelicidade no mundo veio do pecado . Quão estranho e espantoso é que alguém possa ter prazer no pecado! Não deixe que seja o caso com você. Cuidado com o pecado. Lute com isso. Evite isso. Não escute isso. Aceite o conselho do apóstolo Paulo: "Odeie o que é mal". Aceite o conselho do rei Salomão: "Quando os pecadores te seduzem, não consinta!" Diga a si mesmo todas as manhãs: "Sim causou choro - e por isso irei odiar o pecado!"
Veja, novamente, meus amados filhos, quão insensato é esperar a felicidade perfeita neste mundo. Está esperando o que você não encontrará. Este mundo é um lugar onde há muito "choro", e onde as coisas nem sempre acontecem agradavelmente. Eu ouço muitos meninos e meninas falando de prazeres que eles terão quando forem homens e mulheres crescidos. Sinto muito por eles quando os ouço falando dessa maneira. Eu sei que eles estão enganados. Eu sei que eles ficarão desapontados. Eles descobrirão quando crescerem, que não poderão atravessar o mundo sem muitos problemas e preocupações . Não há rosas sem espinhos . Não há anos - sem dias escuros e chuvosos. Não há vida na terra - sem "chorar" e lágrimas!

Agora vou falar do segundo lugar sobre o qual prometi contar uma coisa.

II. Há um lugar onde não há mais nada, mas "chorar".

O que é este lugar? É o lugar para onde todas as pessoas más vão quando estão mortas. É o lugar que a Bíblia chama de inferno . No inferno não há risos e sorrisos. Não há nada além de "choro e lamento e ranger de dentes!" No inferno não há felicidade . Aqueles que vão lá, choram o dia todo e a noite toda sem parar. Eles não têm descanso. Eles nunca vão dormir e acordam felizes. Eles nunca param de chorar no inferno.
Amados filhos, lamento dizer-lhes que há muitas pessoas indo para o inferno. "Pois largo é o portão e largo é o caminho que conduz ao Inferno, e muitos entram por ele!" Receio que muitas crianças estejam indo para o inferno. Eu vejo muitos meninos e meninas que são tão desobedientes e mal comportados, que tenho certeza de que eles não estão aptos para o Céu. E se eles não são adequados para o Céu - para onde eles irão se morrerem? Existe apenas um outro lugar para onde eles podem ir. Eles devem ir ao inferno!
Queridos filhos, fico triste em dizer essas coisas. Não posso suportar a idéia de meninos e meninas indo para aquele lugar terrível onde não há nada além de chorar . O desejo do meu coração e a oração a Deus por você - é que você não pode ir para o inferno. Mas eu quero que você saiba algumas coisas que você deve se importar se você não fosse ao inferno. Ouça-me agora enquanto eu faço algumas perguntas.
Por um lado, eu lhe perguntarei: Você ama a Jesus Cristo? Você deveria amá-lo. Ele morreu pelos pecados na cruz - para salvar pessoas do inferno. Ele se permitiu ficar trancado na prisão escura do túmulo, que os pecados poderiam ser perdoados e que as pessoas não seriam acorrentadas no inferno para sempre. Queridos filhos, pensem sobre isso! Se você ama nada além de brincar e comer doces, roupas finas e livros de histórias - e não ama a Cristo, você não está no caminho certo! Cuidar! Quando você morrer, você irá para o Inferno - o lugar onde não há nada além de "chorar".
Vou te perguntar outra coisa: você tenta agradar a Cristo? Você deveria fazer isso. Eu li na Bíblia que Jesus Cristo disse: "Se você me ama, guarda meus mandamentos". "Vocês são meus amigos - se você fizer o que eu lhe ordenar." Queridos filhos, pensem sobre isso! Se você é egoísta, ou zangado, ou conta mentiras, ou briga uns com os outros, ou não obedece como lhe é dito - você não é amigo de Cristo. Cuidar! Quando você morrer, você irá para o Inferno - o lugar onde não há nada além de "chorar".
Vou te perguntar outra coisa: você reza ? Você deveria fazer isso. Deus nunca será um amigo para você - se você não fala com Ele, e pede a Ele que cuide de sua alma e faça você bom. Se você nunca orar ou fizer suas orações sem pensar - seu coração logo estará cheio de travessuras e pecados. Nunca ficará vazio por um dia. Certa vez ouvi falar de um menino que tinha um pequeno jardim cheio de flores, dado a ele. Mas ele não fez nada por isso. Ele nunca arrecadou ou eliminou. E depois de algumas semanas, as ervas daninhas chegaram tão espessas que as flores morreram. Queridos filhos, pensem nisso! Se você não pedir a Deus para colocar o Espírito Santo em seus corações, o diabo em breve os encherá de pecado! Cuidar! Quando você morrer, você irá para o Inferno - o lugar onde não há nada além de "chorar".
Vou lhe fazer mais uma pergunta: Você lê sua Bíblia ?Você deveria fazer isso. Esse belo livro é capaz de te manter longe do Inferno e salvar sua alma. Se você usa a Bíblia corretamente, você não será ferido pelo diabo. Certa vez ouvi falar de um menino na África, que estava dormindo com o pai ao ar livre, perto de um incêndio. Ele acordou no meio da noite e viu um grande leão perto dele, com a aparência de que ele iria se apoderar dele. O garotinho tirou um graveto do fogo e colocou-o na cara do leão - e levou-o embora. Queridos filhos, pensem nisso! O diabo é "um leão que ruge procurando quem ele possa devorar". Mas ele não pode prejudicá-lo - se você fizer um uso correto da Bíblia. Se você fosse expulsá-lo de você, você deve ler sua Bíblia. Se você puder ler e ainda negligenciar sua Bíblia, estará em grande perigo. Cuidar! Quando você morrer
Amados filhos, lembrem-se das minhas quatro perguntas . Pense neles com frequência e teste seu próprio coração com eles. Eu não tenho medo de crianças que amam a Jesus e tentam agradá-lo e orar e ler suas Bíblias. Não tenho medo de que eles vão para o inferno se morrerem. Mas tenho medo das crianças que não se importam com essas coisas. Eu acho que eles estão em grande perigo de ir para o inferno!

Agora vou falar do terceiro lugar sobre o qual prometi contar uma coisa.

III Há um lugar onde não há choro em tudo.

O que é este lugar? É o céu . É o lugar para onde todas as pessoas piedosas vão quando estão mortas. No Céu, tudo é alegria e felicidade. Não há lágrimas derramadas. Lá a tristeza e a dor e a doença e a morte nunca podem entrar. Não pode haver choro no Céu , porque não há nada que possa causar pesar.

Não haverá mais trabalho no céu. As pessoas não precisarão mais trabalhar pela comida. A cabeça não terá mais que sofrer com o pensamento. As mãos não serão mais dolorosas com o trabalho. Haverá um descanso eterno para todo o povo de Deus.

Não haverá doença no céu. Dor e doença e fraqueza e morte não serão conhecidas. As pessoas que moram lá nunca dirão: "Estou doente". Eles estarão sempre bem. Não haverá nada além de saúde e força para todo o sempre.

Não haverá pecado no céu. Não haverá maus ânimos, nem palavras grosseiras, nem ações rancorosas. O grande tentador, o diabo, não será autorizado a entrar e estragar a felicidade. Não haverá nada além de santidade e amor para todo o sempre.
O melhor de tudo é que o próprio Senhor Jesus Cristo estará no meio do céu. Seu povo deve finalmente vê-lo cara a cara, e nunca deixar a sua presença! Ele reunirá Seus cordeiros no seu seio e enxugará todas as lágrimas de todos os olhos. Onde Ele estiver - será plenitude de alegria e à sua direita será prazer para todo o sempre.
Queridos filhos, vocês não gostariam de ir para o céu? Nós não podemos viver sempre neste mundo. Um dia virá em que devemos morrer - como os velhos que já morreram. Crianças, você não gostaria de ir para o céu quando morrer? Ouça-me, e eu vou lhe dizer algo sobre amaneira pela qual você deve ir para o Céu.
Se você fosse para o Céu - você deve ter seus pecados perdoados e seus corações feitos novos e bons. Há apenas um que pode fazer isso por você. Aquele é o Senhor Jesus Cristo. Deus o designou para ser o amigo dos pecadores. Ele pode lavar seus pecados em Seu próprio precioso sangue. Ele pode tornar seus corações novos colocando o Espírito Santo neles. Jesus é o caminho e a porta para o céu. Ele tem a chave para o céu em suas mãos. Filhos, se você quiser ir para o céu, você deve pedir a Jesus Cristo para deixá-lo entrar.
Peça a Jesus em oração para preparar um lugar para você naquele mundo onde não há "choro". Peça-lhe para colocar seu nome em Seu livro da vida e torná-lo um de Seu povo. Peça a Ele para limpar você de todos os seus pecados e para colocar o Espírito Santo em seu coração. Peça a Ele para lhe dar poder para lutar Sua batalha contra o pecado, o mundo e o diabo. Peça a Ele que lhe dê graça para torná-lo bom enquanto você é jovem, e bom quando crescer, para que você possa estar seguro enquanto viver e feliz para sempre quando morrer.
Filhos, Jesus Cristo está pronto para fazer tudo isso, se você apenas pedir a Ele. Ele já fez isso para muitas pessoas. Ele está esperando para fazer isso por você neste exato momento. Não tenha medo de perguntar a ele. Diga a ele que você ouviu dizer que Ele foi muito gentil com as pessoas quando esteve na Terra e pede que Ele seja gentil com você. Lembra-lhe como foi gentil ao pobre ladrão que estava morrendo na cruz. Diga-lhe: "Senhor Jesus, lembra-te de mim; quero ir para o Céu. Senhor, pensa em mim. Senhor, dá-me o Espírito Santo. Senhor, perdoa os meus pecados e dá-me um novo coração. Senhor Jesus, salva-me "
E agora, crianças, mantive minha palavra. Eu te falei de três lugares. Eu lhe falei de um lugar onde não há nada além de chorar . Espero que nenhum de vocês vá lá. Eu te falei de um lugar onde não há choro . Eu espero que vocês todos vão para lá. Eu te falei de um lugar onde há muito choro . Esse lugar é o mundo em que você está vivendo. Você gostaria, por último, de conhecer a melhor maneira de ser feliz neste mundo? Ouça-me e eu direi a você.

As pessoas mais felizes deste mundo são aquelas que fazem da Bíblia a regra de suas vidas. Eles lêem suas Bíblias com freqüência. Eles acreditam no que a Bíblia diz. Eles amam aquele Salvador Jesus Cristo de quem a Bíblia fala. Eles tentam obedecer o que a Bíblia manda. Ninguém é tão feliz quanto essas pessoas. Eles não podem evitar doenças e problemas chegando a eles às vezes. Mas eles aprendem da Bíblia para suportá-los pacientemente. Filhos, se vocês passassem pelo mundo alegremente - tornariam a Bíblia sua melhor amiga.
Devo contar uma história que ouvi sobre um menino e a Bíblia? Talvez ajude você a lembrar o que acabei de dizer. Eu quero que as palavras que acabei de escrever fiquem para sempre em suas mentes.
"Pai", disse este menino um dia, "eu não vejo nenhum uso em ler a Bíblia. Eu não vejo que isso faça bem às pessoas". O pequeno Johnny disse isso de uma maneira bastante cruzada e irritada, e seu pai achou melhor não começar a raciocinar com ele. "Johnny", ele disse, "coloque o seu chapéu e saia, e caminhe comigo".

O pai de Johnny levou-o primeiro a uma casa onde havia uma mulher idosa que era muito pobre, e ele conversou com ela sobre sua pobreza. "Senhor", disse a velha, "não reclamo. Li na Bíblia estas palavras: 'Aprendi em qualquer estado que estou, para me contentar'" "Johnny", disse o pai do menino. "ouça o que a velha diz."
Eles foram para outra casa, onde havia uma jovem que estava muito doente e que nunca poderia melhorar. O pai de Johnny perguntou se ela sentia medo de morrer. "Não!" ela disse: "Acho que está escrito na Bíblia: 'Embora eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois Tu estás comigo'" "Johnny", disse o pai do menino novamente " ouça o que a jovem mulher diz. "
Filhos, quando Johnny e seu pai voltaram para casa naquela tarde, o pai fez uma pergunta. "Johnny", ele disse, "você acha que é de alguma utilidade ler a Bíblia? Você acha que ler a Bíblia é bom para as pessoas?"
E agora o que você acha que o Johnny disse? Eu vou te dizer. Ele segurou a cabeça e não disse nada. Mas seu rosto ficou muito vermelho e ele parecia muito envergonhado.
Filhos, desde aquele dia, Johnny nunca mais foi ouvido dizer: "De nada adianta ler a Bíblia".
Amados filhos, lembrem-se das minhas palavras de despedida. A maneira de atravessar o mundo com o menor choro possível é ler a Bíblia, crer na Bíblia, orar sobre a Bíblia e viver pela Bíblia.
Aquele que passa a vida desta maneira terá o menor "choro" neste mundo. E o melhor de tudo, ele não terá choro algum no mundo por vir .



Por JC Ryle

CORONEL JOÃO DOURADO (1854-1927)

Alderi Souza de Matos João da Silva Dourado nasceu em Caetité, sul da Bahia, no dia 7 de janeiro de 1854. Era filho de João José da Silva Do...