sábado, 13 de outubro de 2018

Ladrões Ministeriais!


Resultado de imagem para ladroes da igreja
Muitas vezes pensamos que poderia ser interessante e instrutivo, se dedicarmos uma curta série de artigos a alguns dos textos mal interpretados e mal interpretados da Bíblia. Eles não são poucos em número, nem os erros cometidos em sua interpretação são triviais em importância. Não há nada de trivial nas Sagradas Escrituras, e é sempre para nossa perda pessoal, quando as aplicamos mal.
Entre aqueles versos cujo significado real é muitas vezes mal compreendido é: "Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador" (João 10: 1). Essas palavras foram estranhamente arrancadas tanto pelo púlpito quanto pelo banco, e parece haver uma necessidade real de saber, em espírito de oração, seu significado, pois elas contêm uma advertência que é muito oportuna para esses dias.
A referência em João 10: 1, não é para não regenerar almas rastejando na Igreja de Deus, ainda menos para a obtenção de uma entrada para o céu. É quase impensável que qualquer comentarista tenha essa opinião, pois "ladrões e ladrões" nunca invadem o Paraíso celestial (Mateus 6:20), nem Cristo leva Suas ovelhas para fora da Igreja, como Ele faz a partir desta " dobrar "(João 10: 3). Não é ovelhas fictícias - mas falsos pastoresque nosso Senhor está aqui representando. Não são as almas não regeneradas que tentam roubar a salvação - mas os pregadores não regenerados que procuram resgatar o rebanho de Cristo que é representado por esses "ladrões e ladrões". As ovelhas são incapazes de "subir" as altas cercas - mas os homens que as atacam não param por nada em sua determinação de engordar às custas de suas vítimas.
Aqui, como em todo lugar, cuidadosa atenção deve ser dada à configuração de nosso verso. João 10: 1 faz parte de uma "parábola" (v. 6) ou provérbio. É manifestamente uma continuação do capítulo anterior, e, portanto, os falsos mestres entre os judeus (aqueles que haviam expulsado do Templo aquele cuja visão Cristo havia restaurado - 9: 35) foram principalmente destinados pelos "ladrões e ladrões". Os sacerdotes e escribas exigiam de Cristo - com que autoridade agia, visto que não recebera nenhuma comissão deles. Aqui Ele vira as mesas sobre eles e insiste que eles não tinham autoridade divina para oficiar como os pastores do povo de Deus.
Em sua aplicação mais ampla, a denominação "ladrões e ladrões" refere-se a todos os que invadem o ofício pastoral, que não são chamados nem equipados por Deus. "Em verdade, em verdade te digo." O "você", então, são os fariseus das 9:40. "Aquele que não entra pela porta do aprisco" - esta "porta" não deve ser confundida com a do versículo 9: aqui está a porta para o "aprisco", ali está a porta da salvação. O "redil" era o judaísmo, depois degenerado; hoje é a cristandade, agora apóstata. A "porta" denotava os meios legítimos de entrada - um chamado divino: contrastando com "algum outro caminho" pelo qual os ladrões e ladrões tinham acesso. Ao denominar os fariseus "ladrões e ladrões,
Quão diligentemente deveriam examinar seus motivos, que pensam em entrar no ministério , porque milhares abusaram desta instituição divina através do amor à vontade, desejo de autoridade e reputação - ou amor ao dinheiro, e trouxeram para si mesmos "maior condenação" (Tiago 3: 1). Milhares de pessoas invadiram o escritório pastoral de maneira não autorizada, para passar lã em vez de se alimentar.eles roubando Cristo de Sua honra, e famintos Seu povo. Solene além das palavras é, observar quão severamente nosso Senhor denunciou estes falsos pastores de Seus dias. Como JC Ryle disse corretamente: "Nada parecia tão ofensivo a Cristo - como um falso professor de religião, um falso profeta ou um falso pastor. Nada deveria ser tão temido pela Igreja, ser tão claramente repreendido, combatido e exposto! " Compare Mateus 23:27, 28, 33.
Em conclusão, é pertinente perguntar, quais são as marcas de um verdadeiro pastor , como o povo de Deus identifica aqueles que são chamados e qualificados por Ele para ministrar a Seu povo?
Nós respondemos, primeiro, o pastor genuíno tem a DOUTRINA de Cristo em seus lábios. Os ministros da nova aliança são descritos como aqueles que "renunciaram às coisas ocultas da desonestidade, não andando com astúcia". A cristandade hoje está infestada de homens que estão cheios de falsidade e hipocrisia, aparando suas velas de acordo com qualquer direção que a brisa da opinião pública esteja soprando. "Nem manipulando a Palavra de Deus falsamente" (2 Coríntios 4: 2). O verdadeiro servo de Cristo não retém nada que seja proveitoso, por mais intragável que seja para seus ouvintes. Ele é alguém que não se magnifica, nem sua denominação - mas Cristo - Sua Pessoa maravilhosa, Seu sangue expiatório, Suas reivindicações exatas.
Segundo, o pastor genuíno tem o ESPÍRITO de Cristo em seu coração . É o Espírito que abre para ele os mistérios do Evangelho, de modo que ele é um "sábio servo" (Mateus 24:45). É o Espírito de Cristo que lhe dá amor pelas Suas ovelhas, de modo que é seu maior deleite conduzi-las aos pastos verdes de Sua Palavra. É o Espírito de Cristo que o capacita a usar "grande franqueza (ousadia") "(2 Coríntios 3:12), de modo que ele evite declarar todo o conselho de Deus. É o Espírito de Cristo que o faz "instantâneo na época, fora de estação ... exortando com toda a paciência" (2 Timóteo 4: 2). É o Espírito de Cristo que dá eficácia ao seu ministério,
Terceiro, o pastor genuíno tem o EXEMPLO de Cristo em sua vida , que o conforma com a imagem de seu Mestre. É verdade, infelizmente verdade, que não há um deles que não fique aquém - tanto da imagem interior como exterior de Cristo. No entanto, há alguns traços vagos de Sua imagem visíveis em todos os Seus verdadeiros servos - ou por que o povo de Deus os ama, respeita, ouve? Que outras alegações eles têm em sua atenção? imagem de Cristo é vista em suas palavras, espírito, ações - pode ser quebrada, como a imagem do sol em água agitada; mas está lá, do contrário não temos garantia para recebê-los como servos de Deus. Encontre um homem (não é tarefa fácil hoje!) Que tem a doutrinade Cristo em seus lábios, o Espírito de Cristo em seu coração e o exemplo de Cristo em sua vida - e você encontra um de seus genuínos ministros! Todos os que são destituídos destas marcas são apenas "ladrões e ladrões".

Arthur Pink


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORONEL JOÃO DOURADO (1854-1927)

Alderi Souza de Matos João da Silva Dourado nasceu em Caetité, sul da Bahia, no dia 7 de janeiro de 1854. Era filho de João José da Silva Do...