sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Jesus, a porta para a Vida Eterna

Qualquer pessoa sabe o que é uma porta e qual a sua utilidade: um instrumento de passagem que abre e fecha, impedindo ou permitindo o acesso a determinado lugar. Este vocábulo também pode ser usado no sentido figurado, pois, quando alguém diz que uma porta de emprego lhe foi aberta, está querendo dizer que uma oportunidade de trabalho lhe foi oferecida.
A Bíblia fala muito sobre portas, em vários sentidos: nos muros de Jerusalém havia doze portas; Paulo disse aos coríntios que uma porta grande e oportuna se lhe abriu para a pregação do Evangelho; em Apocalipse, João diz que a porta que Jesus abre ninguém fecha e a porta que Ele fecha ninguém abre. Até na eternidade há portas, pois João disse que bem-aventurados são aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas (Ap 22.14).
Na realidade, a vida é uma constante caminhada em direção às portas que se abrem e se fecham. Alguns pequenos exemplos: Você tomou café hoje? Você almoçará amanhã? Vai estudar ou trabalhar esta semana? Mora em uma casa e tem uma família? Tem amigos? Pois bem, tudo isso são portas que o Eterno tem colocado diante de nós, as quais estão inclusas no pacote de suas bênçãos chamado graça comum, ou seja, graça disponível para todos, indistintamente.
Esteja, porém, certo de que a bondade de nosso Deus não se limita apenas às portas que se abrem nesta vida. Ele providenciou uma porta singular, diferente de todas, superior a todas as demais, e que se abre para a eternidade. Ela é suprema e elevada. Mais importante do que todas as que encontramos neste mundo. Esta porta é Jesus! Ele mesmo atribuiu a si este título dizendo: “Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10.7-9).
Não adianta passar por todas as portas que a vida oferece se não passar pela suprema porta, chamada Jesus. Não adianta passar pela porta da instrução, da saúde, da prosperidade e do casamento, sem passar por Jesus, a porta para a vida eterna. Existem muitas portas boas, mas só uma é excelente. Em outras palavras, não adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma.
Quando Jesus disse que Ele era a porta das ovelhas, estava usando uma linguagem figurada que aponta para a entrada do aprisco, lugar em que as ovelhas são guardadas e cuidadas. Ele quer ajuntar suas ovelhas em um mesmo lugar, para que todas sejam cuidadas por Ele, o Bom Pastor. Só há uma maneira para entrar no “aprisco” do Senhor, no “rebanho” de Jesus: através da porta que o Eterno estebaleceu: o próprio Senhor Jesus. O Apóstolo Paulo disse, ao escrever aos romanos, que se confessarmos a Jesus como Senhor e crermos n’Ele com todo o nosso coração, então seremos salvos e seremos para sempre suas ovelhas. (Rm 10.9-10). Anuncie esta porta, fale de Jesus a todas as pessoas, pois enquanto ela estiver aberta, todos os que crerem terão a oportunidade de passar por ela.
Pr. Eloizio Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORONEL JOÃO DOURADO (1854-1927)

Alderi Souza de Matos João da Silva Dourado nasceu em Caetité, sul da Bahia, no dia 7 de janeiro de 1854. Era filho de João José da Silva Do...