terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

“Deus amou o mundo”…“Não ameis o mundo”






Que mundo devemos amar como Deus amou, e que mundo o cristão não deve amar de acordo com a Bíblia? Sabemos que as palavras mudam de acordo com o contexto em que são usadas. Por exemplo, a palavra “manga” pode significar realidades diferentes: “manga” onde os animais estão pastando, “manga” de camisa, fui a cidade de “Manga” …etc. Assim também a palavra “Mundo”, muda de significado de acordo com o contexto em que aparece na bíblia. Exemplos:

O MUNDO FÍSICO CRIADO POR DEUS. O mundo, e toda a criação, do Eterno: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há” Atos 17.24. É usada a palavra grega kosmos (mundo) de onde derivam palavras relacionadas com a criação: microcosmo, macrocosmo,cosmologia. Devemos como cristãos amar este mundo, cuidar da natureza, ser um defensor da ecologia e da criação que o Eterno nos presenteou.

O MUNDO DAS PESSOAS. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”João 3.16. Aqui, mundo, identifica as pessoas de todas as tribos, povos, raças e línguas. As pessoas por quem Jesus morreu na cruz e em favor de quem derramou seu sangue para remissão de pecados e ressuscitou para efetivar a salvação Eterna. A esse mundo, (pessoas), que Deus amou, todo cristão deve amar, orar em favor d’Ele, e testemunhar o evangelho Eterno.

O MUNDO COMO UM SISTEMA POLÍTICO. No Séc. I, a pregação do evangelho de Cristo se espalhou por muitos lugares através das viagens missionárias de Paulo. Quando chegou à Tessalônica o comentário foi “estes que têm transtornado o mundo chegaram até nós.”Atos 17.6 . Mundo, aqui, é uma referência ao sistema ideológico, político, militar e econômico do império romano que espalhava pela região mediterrânea. O imperador era conhecido como Dominus et Deus: Senhor e Deus. Com a pregação dos apóstolos que Jesus é Deus, e que Ele é o Rei dos reis e Senhor dos Senhores, o nome de Jesus era uma ameaça a César: “Todos estes estão agindo contra os decretos de césar, dizendo que existe um outro rei, chamado Jesus” Atos 17.7. Mundo, neste caso, era o mundo da Roma pagã dominada por sua decadência, incluindo praticas de ocultismos, imoralidade sexual, comportamentos anti-Deus e adoração dos seus líderes políticos ( Veja Romanos 1.18-31). A igreja daqueles dias amou as pessoas que viviam neste ambiente, mas não a mentalidade que dominava no mundo daqueles dias.

O MUNDO COMO UM SISTEMA DE VALORES,IDEOLOGIAS E COMPORTAMENTOS, INFLUENCIADOS E DOMINADOS POR SATANÁS E, PORTANTO, CONTRÁRIO A CRISTO. A Este mundo o cristão não deve amar. “Não ame(ameis) o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele. Pois tudo que há no mundo- a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens (soberba da vida) não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” I João 2.25-17NVI. Este mundo está em pecado e precisa ser salvo; eticamente falando, é um mundo que está em trevas onde a luz do evangelho já brilhou através de Cristo e deve continuar brilhando através da igreja; o mundo que está espiritualmente morto e precisa do poder regenerador de Cristo para que ele ressuscite e viva para Deus. Este mundo é que afeta a mente e comportamento das pessoas levando-as a viverem , inclusive alguns frequentantes de igrejas, uma vida de valores e condutas anti-Cristã e anti-bíblicas. A maneira de vencer este mundo é pelo sangue de Cristo, o poder do Espírito Santo e a obediência às verdades reveladas nas Sagradas Escrituras.

 Rev Jeremias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORONEL JOÃO DOURADO (1854-1927)

Alderi Souza de Matos João da Silva Dourado nasceu em Caetité, sul da Bahia, no dia 7 de janeiro de 1854. Era filho de João José da Silva Do...