quinta-feira, 18 de abril de 2019

“A Marcha dos Desqualificados”


Resultado de imagem para A Marcha dos Desqualificados












Uma comissão de sucessão pastoral de uma Igreja Presbiteriana, nos EUA, trabalhou na procura de uma pessoa qualificada para ser o seu pastor. Então, querendo mostrar que nas Escrituras Sagradas Deus sempre usou gente desqualificada para liderar Seu povo, trouxe um “relatório confidencial”. Nele, ela dizia estar encontrando muita dificuldade em achar uma pessoa competente. Eis as análises dos candidatos com quem estava trabalhando:

Adão – Um bom homem, mas tem problemas com sua esposa. Uma das informações que tivemos nos afirma também que ele e sua esposa gostam de ficar andando nus entre as arvores da floresta.

Noé – Foi pastor durante 120 anos, mas não há sinais de que alguém tenha se convertido. Além do mais ele é tendente a estabelecer projetos irrealísticos e a grandes construções.

Abraão – Embora as informações nos relatem que ele tenha problemas sérios com sua esposa, os fatos parecem mostrar que ele nunca dormiu com a mulher de outro homem, embora tenha oferecido sua esposa para dormir com outro homem.

José – Um grande pensador, mas é muito convencido, crê em interpretação de sonhos e tem no seu histórico um registro de que já esteve preso.

Moisés – Um homem modesto e manso, mas pobre em comunicação (algumas vezes é até gago). Algumas vezes se torna irascível e age intempestivamente. Alguns afirmam que suspeitam que ele teve que sair correndo de um lugar sob suspeita de assassinato.

Davi – O líder mais proeminente que descobrimos, mas ele tem uns filhos problemáticos e teve um caso com a esposa de seu vizinho.

Salomão – Grande pregador mas é mulherengo e nunca deveria ter se envolvido com tantas esposas.

Elias - Tendente a depressão. Desaba quando está sob forte pressão.

Oséias – Uma pessoa amorosa e um pastor amoroso, mas não deveria estar no ministério com uma esposa que ocupa aquela profissão.

Ezequiel – É muito pentecostal para o estilo de nossa igreja. Tem visão demais. E além de tudo, eventualmente tem uns surtos e fica fazendo buracos no muro em pleno meio dia, cozinha em cima de cocô de animal.

Débora – Mulher. Isto inviabiliza todo o processo na nossa denominação.

Jeremias – Emocionalmente estável, alarmista, negativista, sempre se lamuriando, e fomos informados que certa vez ele fez uma longa viagem para enterrar sua cueca num banco de um rio de outro país.

Isaias - Você está brincando? Este afirma ver anjos ao redor da igreja. Além do mais, tem problemas com a sua linguagem.

Jonas – recusou o chamado de Deus para o ministério, e foi forcado a obedecer quando um grande peixe o engoliu. Ele nos contou que o peixe mais tarde o cuspiu perto do lugar em que ele precisava pregar. Depois destes relatos, desistimos.

Amós – Muito rural e rude nas suas declarações. Se ele tiver algum treinamento no seminário pode se tornar um candidato promissor, mas é uma pessoa que tem preconceito contra gente rica – talvez seja mais apropriado para uma congregação de pessoas pobres.

João – Diz que é batista, mas definitivamente não se veste como um batista. Gosta de dormir ao ar livre por meses sem fim, tem uma dieta estranha e sempre usa uma linguagem agressiva contra outros líderes denominacionais.

Pedro – Uma pessoa simples demais. Além do mais tem um temperamento forte, chegando às vezes até a amaldiçoar. Teve um problema sério com Paulo em Antioquia, e é agressivo.

Paulo – É um líder executivo clássico, além de ser um bom pregador. Contudo, não tem muito tato no trato com as pessoas, não conseguiu perdoar um líder novo no seu ministério por ter falhado e costuma ter uma tendência de pregar a noite inteira em longos e intermináveis sermões.

Timóteo – Novo demais!

Jesus – Muitas vezes é uma pessoa bastante popular, mas quando a sua igreja cresceu muito chegando a 5000 pessoas, resolveu deixar a igreja com os líderes subalternos. Raramente permanece num mesmo lugar por um longo tempo e, obviamente, é solteiro.

Judas - Suas referencias são sólidas. Conservador. Atento às coisas que acontecem ao seu redor. Tem boas relações com as pessoas de outras denominações, sabe administrar o dinheiro. Tesoureiro. Nós o convidamos para pregar no próximo domingo em nossa igreja. Estamos esperançosos quando ao seu nome.

Judas é tesoureiro, guarda o dinheiro, tem sobre si a responsabilidade de administrar os recursos do colegiado apostólico. O próprio Senhor Jesus permitiu que isto acontecesse. Neste caso se dá a famosa frase de um filme brasileiro: “Descobrimos o inimigo, e ele é um de nós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORONEL JOÃO DOURADO (1854-1927)

Alderi Souza de Matos João da Silva Dourado nasceu em Caetité, sul da Bahia, no dia 7 de janeiro de 1854. Era filho de João José da Silva Do...