terça-feira, 7 de novembro de 2017

FRUTO DO ESPIRITO: ALEGRIA

Resultado de imagem para fruto do espirito

Tema; A alegria verdadeira
Texto;Filipenses 4:4)

(Filipenses 4:4) - Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos.
Em outras traduções lemos “regozijai-vos”, o que significa exatamente o mesmo que “alegrai-vos”.

Vamos continuar falando sobre o fruto do Espírito. Já ouvimos a semana passada sobre o amor, e hoje iremos falar sobre mais um aspecto do fruto do Espírito que é a alegria.
Algo que deve caracterizar a vida do cristão é a alegria.
Você é uma pessoa alegre? Acionamos 14 músculos para sorrir e 72 para franzir a testa. Uma pessoa alegre vive mais .
Bilhões de dólares são gastos todos os anos para promover entretenimento e alegria às pessoas. O ser humano tem sede de alegria.
Salomão fala de sua decepcionante experiência de buscar alegria na bebida, no dinheiro, no sexo e na fama (Ec 2). Hoje, muitos acham que ser alegre é ter dinheiro, saúde, segurança, poder, prazeres, amigos. Mas, existem muitas pessoas que têm todas essas coisas e são infelizes e há outras privadas delas, que são alegres.
É possível alguém ser feliz neste mundo com tantas tragédias, fome, guerras, violência, assaltos, arrombamentos, estupros, seqüestro, delinqüência, mais de 20 milhões de crianças abandonadas, cerca de 4 milhões de abortos por ano, doenças como a AIDS, acidentes e mortes?

Thomas Watson esta certo quando diz: Mesmo quando tudo parece escuro á nossa volta, a alegria do cristão é a lâmpada que desvanece as trevas.
G. K. Chesterton afirmou que a alegria é o extraordinário segredo do cristão. É, porém, um segredo que não deve ser mantido secreto; pelo contrário, é preciso divulgá-lo.
O erudito William Barclay um conhecedor das línguas originais diz que a palavra Chairein (grego) era a saudaçao das pessoas naquela época, tanto na conversa como nas cartas. Eles diziam : "Alegria seja contigo".
Alegria.
No antigo Testamento, "alegria" vem de simchah que significa " júbilo, satisfação" . Outro termo é samach significando "regozijo" . São termos que expressam plenitude, algo que só Deus pode produzir em nós

1. TER ALEGRIA É UM MANDAMENTO DO SENHOR:

(SL 2:11) "Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor."

2. É UM ESTILO DE VIDA:
O estilo de vida da igreja primitiva.

(AT 2:46) "E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,"
(AT 13:52) "E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo."

3. É NOSSA FORÇA:

(NE 8:10) "Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais;
porque a alegria do SENHOR é a vossa força."

4. DEVE SER PROFUNDA E COMPLETA:
A ponto de se manifestar no corpo, alma e espírito.

(LC 1:46) "Disse (com sua boca-corpo) então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,"
(LC 1:47) "E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;"

5. DEVE SER CONTAGIANTE:
A ponto de influenciar e motivar as pessoas ao nosso redor.

(SL 126:1) "Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham."
(SL 126:2) "Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes."

6. NÃO DEPENDE DAS CIRCUNSTÂNCIAS OU AMBIENTE.

(1PE 4:13) "Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis."

(2CO 8:2) "porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade

7. NÃO É A NOSSA ALEGRIA... MAS A ALEGRIA DE JESUS EM NÓS.

(JO 15:11) "Tenho-vos dito isto, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa."



Você acredita que a alegria mencionada pelo apóstolo Paulo é, de fato possível, neste mundo e nos dias de hoje?
Para entender a grandeza deste pequeno versículo precisamos compreender primeiro o contexto desta carta.
Esta carta é chamada a carta da alegria.
A carta aos filipenses é uma das “Cartas da Prisão”, escrita quando o apóstolo estava preso em Roma.

- É difícil imaginar como era a situação de Paulo.
-Ele foi isolado de amigos e familiares.

-Ele era incapaz de fazer o que amava fazer.

-Ele tinha perdido todo o sentido de liberdade pessoal.

Agora pense em um homem acorrentado a um soldado romano, esperando apenas o momento quando o peso da espada romana viria sobre ele, e assim findaria a sua historia.

É nestas circunstancias que ele escreve esta carta aos filipenses.

(Filipenses 4:4) - Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos.

O que podemos aprender sobre a alegria nesse texto.

1) A Alegria é um Imperativo: É ordem = ALEGRAI-VOS; Ser alegre é uma ordem, um mandamento. I Ts 5; 16 regozijai-vos sempre.
a) O cristão é alegre porque o evangelho que ele abraçou é a boa nova de grande alegria. (Lc 2:10-11).
b) O fruto do Espírito é alegria. (Gl 5:22).
c) O Reino de Deus é de alegria. (Rm 14:17).
d) Na presença de Deus há plenitude de alegria. (Sl 16:11).
f) O cristão trocou a angústia por vestes de louvor. (Is 61:3).
g) A alegria do Senhor é a nossa força. (Ne 8:10).
h) O cristão tem problemas, vales, enfermidades, provações, tentações,porém, o poder do evangelho concede alegria no meio de tudo isso. Ex: o apóstolo Paulo mesmo preso e bem próximo da morte, demonstra grande alegria. (Fil. 4:4; II Tim. 4:7,8).
i) Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. (Rm 8:28).
2) É para todos os salvos = ALEGRAI-VOS;

MT 13:44 o reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E transbordando de alegria vende tudo quanto tem e compra aquele campo.
Todo salvo precisa ter um coração transbordante de alegria. Porque ele encontrou algo de grande valor.

3) É ultracircunstancial = SEMPRE;
A alegria é independente das circunstâncias – “Alegrai-vos sempre”. Paulo não está falando de alegria como um teórico. Ele não está hospedado num hotel cinco estrelas em Roma. Ele está preso, algemado, acuado, trazendo no corpo as marcas de Cristo. Ele já havia passado por lutas tremendas, por perseguições atrozes, por açoites humilhantes, por injustiças inumanas, mas a alegria do seu coração estava tremulando no mastro da sua vida.
Ser cristão não é viver numa redoma de vidro. Ser cristão não é ser poupado dos problemas. O que nos diferencia do ímpio não são as circunstâncias, mas o fundamento sobre o qual construímos nossa vida. Jesus falou que a diferença entre o salvo e o perdido não é aparência da casa que cada um constrói, mas o alicerce. Sobre ambas as casas, cai a chuva, sopram os ventos e batem os rios.
A que foi construída sobre a rocha fica firme, a que foi edificada sobre a areia desmorona. Ser cristão é edificar a vida sobre a rocha que é Cristo. Os problemas vêm, mas a alegria não vai embora, porque ela é ultracircunstancial.
a) A vida é marcada por montes e vales, saúde e doença, prosperidade e adversidade, sorrisos e lágrimas.
b) Ser cristão não é ser poupado de problemas, mas ser consolado neles.
c) Ser cristão não é viver na bonança, mas ter paz na tempestade.
d) Ser cristão não é ser poupado das fornalhas acesas, mas receber a presença protetora de Deus. (Daniel 3;16-30).
e) Deus jamais abandona os seus. (Hb 13:5 = Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei nunca te abandonarei.).
f) Deus não nos promete caminhada fácil, mas chegada segura, não nos promete ausência de lutas, mas vitória certa. (II Cor. 2:14= Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.)Ex.: José do Egito. (Gn 50:20)

4) esta alegria tem uma fonte = NO SENHOR.
O cristianismo é a religiao da alegria e Paulo sabia disso. Existe uma alegria que é incircunstancial ou seja nao depende das circunstâncias e sim do " Senhor".
A alegria está centrada em Jesus – “Alegrai-vos sempre no Senhor…”. Só conhece a verdadeira alegria quem conhece, ama e obedece a Jesus. A nossa alegria é uma pessoa, é Jesus. Só Jesus tem alegria verdadeira para dar. A mensagem de Jesus é boa nova de grande alegria. O Reino de Cristo é alegria no Espírito Santo. Na presença de Deus há plenitude de alegria. O Senhor é aquele que inspira até mesmo canções de louvor nas noites escuras. A alegria do Senhor é a nossa força. Quando estamos em Jesus e Jesus está em nós, mesmo na dor, na doença, na pobreza e até mesmo na morte, experimentamos uma alegria indizível e cheia de glória. A alegria do cristão não é ausência de problemas nem está colocada em coisas; porém, ela procede de Deus, é sustentada por Deus e consumada por ele
Só a alegria que vem do trono de Deus suporta as crises, triunfa sobre as pressões da vida e não naufraga no mar das circunstâncias adversas. A alegria do cristão não é ausência de problemas nem está colocada em coisas; porém, ela procede de Deus, é sustentada por Deus e consumada por ele
Só a alegria que vem do trono de Deus suporta as crises, triunfa sobre as pressões da vida e não naufraga no mar das circunstâncias adversas.

Como ter esta verdadeira alegria.
1.Ela é resultado da certeza da salvação. Lc 10:20
Alegrai-vos pelo vosso nome estar escrito nos céus.
jubiloso seguia o seu caminho" (Atos 8:39
2. a alegria é resultado de uma profunda comunhão com Deus. Sl 16:11
Na tua presença há plenitude de alegria....
Joao 15.4 jesus diz; permanecei em mim. V 11 tenho vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vos, e o vosso gozo seja completo.
3. a alegria é resultado da açao do Espirito santo em nosso mundo interior.
I Tess 1;6 eles receberam a palavra em meio a muita tribulação , com alegria do espírito santo.
4. a alegria é resultado da ação da palavra em nossa vida. Jr 15:16
Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos
5. a alegria é resultado da pratica dos princípios estabelecidos por Jesus. MT 5.1-12

Como conservar um coração alegre.
1. Confessar e abandonar o pecado. Você não pode ter alegria vivendo no pecado. O pecado destrói a nossa alegria, ele nos rouba a alegria.
2. Confie em Deus:
Romanos 15:13 (NVI) E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.
Confiança nas promessas de Deus supera ansiedade e nos enche de alegria e paz. Deus está no controle, portanto não perca a alegria, a confiança n'Ele. Paulo e Silas tinha alegria, porque eles confiaram em Deus
3. Coloque sua mente na eternidade não nas coisas temporais:
Hebreus 10:34 (NVI) Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos seus próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes
Vocês participaram do sofrimento dos prisioneiros. E, quando tudo o que vocês tinham foi tirado, vocês suportaram isso com alegria porque sabiam que possuíam uma coisa muito melhor, que dura para sempre N.T.L.H
Esta vida terrena física não é tudo que existe. Teremos um dia largar essa carne e passar no céu. Nossos testes cessará e nós sempre habitará com o nosso Deus. Não me debruçar sobre o temporal, mas no eterno.
4. tenha um coração agradecido em todas as circunstâncias:
1 Tessalonicenses 5:18 (NVI) Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Retirado do site: http://pramatos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORONEL JOÃO DOURADO (1854-1927)

Alderi Souza de Matos João da Silva Dourado nasceu em Caetité, sul da Bahia, no dia 7 de janeiro de 1854. Era filho de João José da Silva Do...