segunda-feira, 8 de março de 2010

DEPOIS DA MORTE O QUE?




Depois da morte o que?


Um ensino bíblico sobre: o céu e o inferno.




TEXTO: Marcos 9:42 a 48.


Tema: Existe o Inferno de Fogo?



Introdução


A doutrina da existência de um inferno de fogo’ tem despertado a atenção dos homens de todos os séculos. Os Pensadores têm rejeitado o cristianismo por causa de tal doutrina; os jovens têm abandonado a crença em Deus, pois pensam: “Não posso crer em um Deus que para demonstrar sua justiça tenha de atormentar no fogo a alma de uma pessoa eternamente; Ele não existe...”.



Muitos têm saído das fileiras do cristianismo por causa deste assunto.



O inferno de fogo existe hoje ou existirá em um futuro? Por quanto tempo?



Antes de qualquer coisa temos que examinar as palavras que são usadas para inferno no texto bíblico. São três palavras.



1-Sheol.


Este vocábulo aparece 62 vezes no Velho Testamento.


Sheol era o lugar para onde iam os mortos, por isso é sinônimo de sepultura, ou lugar de silêncio dos mortos. Sheol nunca teve em hebraico a idéia de lugar de suplício para os mortos. Salmo 16:10, Gênesis 42:38, 1 Sm 2.6.


o termo sheol é empregado no sentido abstrato de morte, poder da morte e perigo da morte.




2- Hades


É usada apenas 10 vezes no Novo Testamento: Mateus 11:23; 16:18; Atos 2: 27,31; Apocalipse 1:18; 6:8; 20:13,14.



hades é o designativo neotestamentário de sheol.



Quando sheol e hades designam uma localidade no sentido literal da palavra, referem-se, ou àquilo que geralmente denominamos à sepultura.



3- geenna


A palavra neotestamentária, que denota o lugar final de punição, é geenna, geralmente traduzida por inferno.



Geena vem do vocábulo hebraico significa Vale do filho de Hinom. Nesse vale havia uma elevação denominada Tofete, onde ímpios queimavam seus próprios filhos.



2 Reis 16.3; 21.6; e especialmente Jr 32.35. Este era um vale ao sul de Jerusalém, onde, às vezes, pais ofereciam seus filhos como sacrifício ao deus amonita Moloque, nos dias de Acaz e Manassés



No futuro esse lugar se tornou depósito do lixo proveniente da cidade de Jerusalém. Juntamente com o lixo vinham cadáveres de mendigos, ladrões e criminosos encontrados mortos na rua. Estes corpos, ás vezes, eram atirados onde não havia fogo, aparecendo os vermes que lhes devoravam as entranhas num espetáculo aterrador.



Marcos 9: 42 a 48 É a este quadro que Jesus se refere.



Por estas circunstâncias, este vale se tornou desprezível e amaldiçoado pelos judeus e símbolo de terror, da abominação e mencionado por Jesus com estas características.



Ser atirado á Geena ao a morrer, era sinônimo e desprezo ao morto, abandonado pelos familiares, não merecendo ao menos uma cova rasa, estando condenado á destruição eterna do fogo.



A palavra geenna passou a ser usada como designação para o fogo escatológico do inferno e para o lugar da punição.



Ao continuarmos a observar o uso desta palavra, ficará claro que a punição de geenna é sem fim. Uma dor sem fim.



A biblia fala de fogo, mas por que fogo? Sinonimo de dor de tormento de tortura. Lucas 16: 24.



Espirito sente dor? Exodo 3:2


Os mortos ao ressuscitar terão um corpo?



Mateus 10.28, Mateus 5.29-30, a saber, que os sofrimentos do inferno envolvem tanto o corpo como a alma e, por isso, pressupõe a ressurreição do corpo.



1 Corintios 15: 35 a 44. os crente fiel ressucitaram com corpos e vao ao Céu os impios também ressutaram com seus corpos e receberam a devida punição.



Jesus utilizou a ilustração do vale do filho de Hinom para mostra que esse vale por mais detestável, horrível tenebrosos que fosse o fogo dele acabaria, mas o fogo eterno não, imagine você um fogo que nunca se apaga e os vermes nunca ficam satisfeito. Ele vai róe os habitantes do inferno, comendo-os incessantemente e não lhes dando repouso.



Exodo 3:2 a sarça ardia e não se consumia é mais aumenos uma replica dessa sarça que se queimava e não se consumia, o fogo queimará os impios, mas eles não serão consumidos.



Gemendo eternamente é isso que você quer?



Jesus nos chama para uma eternidade de paz e muita alegria ao lado dele.



Pese nisso: onde você vai passar sua eternidade?



Estudo aplicado a IPB Utinga em 2009.


Com Amor Rev. Márcio Gleison.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORONEL JOÃO DOURADO (1854-1927)

Alderi Souza de Matos João da Silva Dourado nasceu em Caetité, sul da Bahia, no dia 7 de janeiro de 1854. Era filho de João José da Silva Do...